Abdome agudo é definido como uma dor na região abdominal, não traumática, de aparecimento súbito e de intensidade variável, associada ou não a outros sintomas.
Referente ao exame de ultrassonografia aplicado no estudo do abdome agudo, é correto afirmar que
- A. no caso de pancreatite aguda, a ultrassonografia deve ser realizada para detectar cálculos na vesícula biliar ou no colédoco, que se apresentarão como imagens hipoecoicas.
- B. na apendicite aguda simples, os principais achados ultrassonográficos incluem aumento da camada ecogênica central (submucosa) e presença de gás no interior do apêndice.
- C. na pancreatite aguda, o exame ultrassonográfico, apresenta aumento das dimensões da cabeça do pâncreas, redução de suas dimensões e calcificações parenquimatosas difusas.
- D. o adelgaçamento da parede intestinal, halo hipoecoico devido à inflamação da gordura pericólica e dificuldade na visibilização do divertículo são achados comuns na ultrassonografia da diverticulite.
- E. a sensibilidade da ultrassonografia diminui quando o apêndice se encontra francamente perfurado, demonstrando imagens anecóicas semelhantes a cistos, imagens complexas mal definidas, acompanhadas de sombra acústica causada pelo ar em cavidade.