A investigação inicial de paciente de 50 anos, previamente hígida, com queixa de xeroftalmia e xerostomia progressivas revelou negatividade para infecções por HIV e vírus C de hepatite, testes de secreção de lágrima e de saliva diminuídos e pesquisa de anticorpos anti-Ro e anti-La positivos. Com base nestes elementos é correto afirmar:
A hipótese de Síndrome de Sjögren deve ser considerada, mas o diagnóstico só poderá ser estabelecido após biópsia de glândula salivar menor confirmatória.
O diagnóstico de síndrome de Sjögren primária pode ser estabelecido.
A hipótese de Síndrome de Sjögren primária deve ser considerada, mas caso a paciente apresente, na evolução, artrites de mãos e leucopenia, provavelmente trata-se de Síndrome de Sjögren secundária a Lúpus eritematoso sistêmico.
Antes de se estabelecer o diagnóstico de Síndrome de Sjögren primária deve-se realizar ampla investigação para descartar sarcoidose pois esta pode envolver as glândulas salivares e lacrimais.
Antes de se estabelecer o diagnóstico de Síndrome de Sjögren primária deve-se fazer ultrassonografia de glândulas salivares para que a hipótese de linfoma MALT seja descartada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...