Questão número 95025

Paciente sexo feminino, 48 anos, natural e procedente de Salvador, vem à consulta relatando poliartralgia em mãos, punhos, cotovelos e joelhos, incapacitante, com rigidez matinal importante há quatro meses. Refere que o quadro iniciou após episódio febril agudo associado com úlceras orais, rash cutâneo morbiliforme e poliartrite de duração aproximada de seis dias. Traz à consulta exames feitos 15 dias antes do atendimento, que resultaram em anti-HIV negativo, hepatites virais negativos, anti-EBV IgG positivo e IgM negativo, anti-Toxoplasmose IgG positivo e IgM negativo, sorologia para Chikungunya IgG positivo e IgM negativo, sorologia para herpes vírus simples IgG positivo e IgM negativo e sorologia para citomegalovírus negativa IgG e IgM. Fator reumatóide negativo. Fator Antinuclear (FAN) negativo e anti-CCP negativo.

Sobre esse caso, é correto afirmar que

  • A. a principal hipótese diagnóstica para a paciente em questão é Doença de Behçet.
  • B. a artrite por Chikungunya pode ter como achados radiológicos sinovite, derrame articular e erosões ósseas.
  • C. nos casos suspeitos ou confirmados de Doença Articular Crônica Inflamatória por Chikungunya, o uso de biológico está indicado quando há falha terapêutica ao corticoide.
  • D. o critério laboratorial para diagnóstico de Artrite Crônica por Chikungunya foi preenchido nessa paciente de acordo com o I Consenso Brasileiro de Diagnóstico e Tratamento da Chikungunya.
  • E. apesar da suspeita de Artrite por Chikungunya, a presença de rash cutâneo morbiliforme associado com úlceras orais sugere que Lupus Eritematoso Sistêmico é a principal hipótese diagnóstica.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...