Jovem de 15 anos, sexo feminino, refere ser portadora de febre reumática com envolvimento valvar e indicação de penicilina benzatina a cada 21 dias orientada pelo médico do Posto de Saúde da Família.
Sobre esse caso, é correto afirmar que
- A. apesar da cardite da febre reumática envolver predominantemente o endocárdio, pode haver envolvimento isolado do pericárdio.
- B. a dosagem do anticorpo anti-streptococcal lysine O (ASLO) nesta paciente está recomendada, periodicamente, mesmo que assintomática, para acompanhar atividade de doença.
- C. a penicilina oral como profilaxia secundária de febre reumática, apesar de subutilizada, é mais efetivo quanto à recorrência do que a penicilina intramuscular, devendo ser priorizado na atenção primária.
- D. os sintomas de febre reumática costumam ter um período de latência de 10 dias, enquanto na Artrite Pós-Estreptocócica a latência é em torno de três semanas, sendo esta uma boa pista diagnóstica.
- E. a febre reumática é uma doença sempre induzida pela infecção de um Streptococcus do grupo A e a melhora substancial da artrite, após uso de anti-inflamatórios não hormonais, auxilia na distinção com a Artrite Pós-Estreptocócica.