Paciente sexo feminino, 62 anos de idade, portadora de hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia e doença do refluxo gastroesofágico severa, vem à consulta apresentando densitometria óssea com redução da massa óssea (T-score -2,6 no colo de fêmur). Refere fratura de bacia aos 58 anos após queda da própria altura, permanecendo acamada desde então.
No momento, encontra-se assintomática. Sobre esse caso clínico, é correto afirmar que
- A. o uso de bifosfonato oral, nessa paciente, deve ser recomendado como terapia de primeira linha diante do diagnóstico de osteoporose.
- B. o Z-score é útil na avaliação de mulheres na pré-menopausa e homens antes dos 50 anos, bem como na suspeita de osteoporose secundária.
- C. o exame de densitometria óssea apresenta excelente sensibilidade para o diagnóstico de osteoporose, podendo ocorrer falsos-positivos, porém não falsos-negativos.
- D. o exame de densitometria óssea apresenta excelente sensibilidade para o diagnóstico de osteoporose, podendo ocorrer falsos-positivos, porém não falsos-negativos.
- E. o diagnóstico densitométrico dessa paciente é osteoporose, havendo recomendação de realizar uma nova densitometria óssea semestralmente no primeiro ano e depois, anualmente, por 10 anos ou até completar 70 anos.