A maioria dos processos autoimunes decorre não apenas da ausência de tolerância, e sim da perda de uma tolerância previamente existente para um determinado autoantígeno.
Sobre os processos autoimunes, é correto afirmar que
- A. o desenvolvimento dos fenômenos autoimunes decorre da produção de autoanticorpos por parte dos linfócitos B, com mínima participação dos linfócitos T.
- B. o desenvolvimento dos fenômenos autoimunes decorre da produção de autoanticorpos por parte dos linfócitos B, com mínima participação dos linfócitos T.
- C. o risco de autoimunidade depende, dentre diversos fatores, da combinação de risco genético aumentado, agregado à exposição a um fator ambiental específico.
- D. os linfócitos B, diferente dos macrófagos e células dendríticas, não funcionam como células apresentadoras de antígenos, porém possuem papel central na produção de autoanticorpos.
- E. a produção de imunoglobulinas por parte de linfócitos B se dá predominantemente de maneira monoclonal nas doenças reumáticas, caracterizando o excesso de autoanticorpos e suas diferentes manifestações clínicas.