Questão número 95084

O que NÃO é uma característica da Síndrome de Sjogren?

  • A. Quando é um achado isolado, sem estar associada a outras doenças do tecido conectivo, pode ser classificada em primária, mas é secundária, quando está associada a outros quadros, como artrite reumatoide, lúpus eritematosos sistêmicos, esclerose sistêmica progressiva, polimiosite/dermatomiosite ou vasculites, grupo que representa 60% dos pacientes com SS.
  • B. Xerostomia, ceratoconjuntivite sicca (irritação crônica do epitélio conjuntival bulbar e corneano), aumento de glândulas parótidas, fadiga, dores articulares e envolvimento sistêmico, que inclui manifestações pulmonares, renais, vasculares, hepáticas e hematológicas são os sintomas mais comuns.
  • C. O modelo fisiopatológico atualmente mais aceito para o surgimento da SS é o de que, em indivíduos geneticamente predispostos, vários fatores ambientais, como infecções virais, desencadeiam a ativação de células epiteliais e uma resposta inflamatória prolongada com características de autoimunidade sistêmica.
  • D. Doença crônica, inflamatória, autoimune e que apresenta progressão rápida, caracterizada por infiltração linfocitária, principalmente em glândulas de secreção endócrina, mas não afeta outros órgãos.
  • E. Envolvimento vascular da SS pode resultar em neuropatia periférica, glomerulonefrite e lesões gastrintestinais. Dentro dos diagnósticos diferenciais, a amiloidose, diabetes melito (DM), sarcoidose, infecções virais, trauma, radiação ou doença psicogênica, uso de drogas, como anti-hipertensivos, parassimpaticolíticos e psicofármacos, podem causar sintomas de boca e/ou olho seco.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...