Medicina - Reumatologia - - 0000
A tuberculose é um dos principais problemas nos lúpus eritematosos sistêmicos (LES). Sobre este tema, analise as afirmativas a seguir.
I. A tuberculose tende a se apresentar nas formas extrapulmonares nos pacientes com LES. A TB renal é a causa mais frequente de TB extrapulmonar.
II. Pacientes com LES apresentam maior índice de infecções devido a vários fatores, incluindo neutropenia/linfopenia, defeitos na quimiotaxia, distúrbios do sistema reticuloendotelial, deficiência do complemento, deficiência da lectina ligada à manose, uso de agentes imunossupressores, particularmente corticosteróides em altas doses. Além destas, é importante ressaltar que fatores étnicos, como raça negra, situação socioeconômica precária e anticorpos anti-DNA de dupla hélice seriam preditores de altos níveis de lúpus em atividade, assim como de doença prévia.
III. É possível que uma tuberculose extrapulmonar de foco renal, após tratamento com tuberculostáticos e remissão clínica, evolua para glomerulonefrite lúpica classe III.
Marque a opção que apresenta a afirmativa CORRETA.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...