As crioglobulinas são imunoglobulinas que se precipitam do soro sobre condições laboratoriais de frio (em geral, 4°C). Sobre as CRIOGLOBULINEMIAS, a ssinale a alternativa INCORRETA.
A crioglobulinemia tipo I é associada com componente monoclonal IgM e é tipicamente associada com malignidade hematopoiética.
O tipo II e III são frequentemente denominadas crioglobulinemias mistas, pois estão comprometidos os componentes IgM e IgG, são virtualmente positivos para fator reumatoide e cursam com vasculite de pequenos e médios vasos.
O acometimento do sistema nervoso periférico é muito comum na vasculite crioglobulinêmica (até 80% dos casos), com a mononeurite multiplex sendo a manifestação mais comum.
A vasculite associada com as crioglobulinemias mistas está associada com 90% de positividade para o vírus da hepatite C.
O vírus da hepatite B foi relatado no início dos anos 80s como responsável por substancial proporção dos casos de vasculites crioglulinêmicas, o que foi refutado em investigações subsequentes (atualmente com menos de 5%). No entanto, sua pesquisa é mandatória por concomitância de infecção por vírus da hepatite C e HIV em grupos de alto risco.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...