Sobre a SÍNDROME DE SJÖGREN, assinale a alternativa INCORRETA.
A Síndrome de Sjögren primária é uma doença sistêmica autoimune que está associada à disfunção precoce e progressiva das glândulas salivares e lacrimais, mas também manifestações extraglandulares acometendo a tireoide, rins, fígado, nervos periféricos, pulmões e outros órgãos.
A Síndrome de Sjögren secundária ocorre em associação com outras desordens autoimunes, sendo a mais comum a Doença Reumatoide.
Vários estudos têm mostrado o desenvolvimento de Linfomas em pacientes com Síndrome de Sjögren. Entre os fatores de risco nestes pacientes estão a crioglobulinemia, hipocomplementemia, níveis extremamente baixos de C2, púrpura palpável, faixa etária mais avançada e aumento prolongado de glândulas salivares.
Os pacientes com a Síndrome de Sjögren associada com Hepatite C apresentam alta prevalência de crioglobulinemia, envolvimento hepático e neoplasias (principalmente Linfomas de células B) em comparação com pacientes com Síndrome de Sjögren primária.
A nefrocalcinose associada com cólica renal é uma expressão clínica de disfunção tubular distal nos pacientes com Síndrome de Sjögren.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...