A SÍNDROME DE ANTICORPOS ANTIFOSFOLIPÍDEOS é uma desordem autoimune multisistêmica caracterizada por tromboses arteriais e venosas recorrentes e mortalidade gestacional. Sobre a mesma, marque a alternativa INCORRETA.
Anticorpos antifosfolipídeos são um grupo heterogêneos de imunoglobulinas dirigidos a proteínas que se ligam aos fosfolipídeos carregados negativamente, sendo os mais comumente pesquisados e de relevância clínica: anticardiolipina, anticoagulante lúpico e β-2- glicoprotéina 1.
O anticorpos anticardiolipina que são encontrados em condições como infecção por HIV, na sífilis, na hanseníase, algumas neoplasias malignas e com uso de algumas medicações não são β-2-glicoprotéina 1 relacionados e não estão associados com risco aumentado de trombose.
Pacientes com púrpura relacionada a anticorpos antifosfolipídeos podem apresentar trombose mesmo na presença de plaquetopenia.
Ao se iniciar a terapia com warfarin em um paciente com síndrome de anticorpos antifosfolipídeos, os ensaios com anticoagulante lúpico se tornam insatisfatórios para análise.
Mulheres que apresentam perdas fetais recorrentes, como única manifestação da síndrome de anticorpos antifosfolipídeos, não apresentam maiores riscos de futuros eventos trombóticos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...