As massas pulmonares e mediastinais formam um grupo muito importante de doenças. Em geral, são utilizados diversos achados clínicos radiológicos e de anamnese para que seja sugerida a natureza da lesão. Por fim, utiliza-se o diagnóstico histopatológico para determinar a etiologia dos tumores.
Sobre os diagnósticos diferenciais de nódulos pulmonares, é correto afirmar que
- A. o adenoma brônquico apresenta-se com aspecto numeroso e diminui de tamanho com o passar do tempo. Desta forma, salienta-se o uso dos seguintes estudos: radiografia torácica, TC, RM e PET.
- B. o carcinoma primário apresenta-se, exclusivamente, solitário na investigação radiológica e não tem aumento de tamanho ao passar do tempo de investigação. Desta forma, salienta-se o uso dos seguintes estudos: radiografia torácica, TC, RM e PET.
- C. o hamartoma apresenta-se, exclusivamente, numerosos na investigação radiológica e não apresenta aumento de tamanho ao passar do tempo. Para uma análise adequada do radiologista, é necessário a revisão de radiografias torácicas seriadas.
- D. nos nódulos incomuns, cita-se a pneumonia organizada que apresenta aspecto solitário ou numeroso na imagem radiológica com aumento do tamanho ao passar do tempo. Desta forma, salienta-se o uso dos seguintes estudos: radiografia torácica, TC, RM e PET.
- E. o granuloma (tuberculose/fungo) pode apresentar características solitárias ou numerosas nas imagens radiológicas e não tem aumento de tamanho ao passar do tempo. Para uma análise adequada do radiologista, é necessária a revisão de radiografias torácicas seriadas.