Um paciente está prestes a fazer uma ultrassonografia de baço. O radiologista, sabendo que o baço é geralmente mais bem visualizado por uma abordagem intercostal póstero-lateral alta, com o paciente em decúbito dorsal, deverá observar alguns aspectos para uma ultrassonografia satisfatória. Em relação a estes aspectos e às técnicas a serem seguidas pelo radiologista durante o exame, assinale a alternativa incorreta.
Em alguns pacientes, o baço é bem observado por uma abordagem subcostal ântero-lateral com o paciente em decúbito lateral direito ou em posição oblíqua posterior direita.
Quando se faz uma varredura através de um abordagem subcostal, uma inspiração profunda geralmente é útil para trazer o baço para o campo de visão.
O parênquima esplênico aparece heterogêneo nas sonografias, sendo mais ecogênico do que o fígado e consideravelmente menos ecogênico do que o rim esquerdo.
O decúbito lateral direito e a posição oblíqua posterior direita não devem ser utilizados quando se fazem imagens por uma abordagem intercostal, pois estas posições afastam o baço do tórax e da parede abdominal, além de fazer com que o pulmão aerado migre inferiormente e obscureça uma janela acústica que seria aceitável.
As doenças difusas ou multifocais do baço geralmente podem ser detectadas com sondas lineares de alta resolução quando são sutis ou inaparentes com as sondas abdominais convencionais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...