De acordo com a Organização Mundial da Saúde, um transtorno específico da personalidade é caracterizado como uma perturbação grave da constituição do caráter e das tendências do comportamento individual, envolvendo várias áreas da personalidade e associado à ruptura pessoal e social. Nesse contexto,
- A. o transtorno de personalidade tende a aparecer no início da infância, perdurar por toda a adolescência até atingir a fase adulta.
- B. as pessoas com transtorno de personalidade têm atitudes e condutas harmônicas envolvendo as diversas áreas do funcionamento (afetividade, excitabilidade, controle de impulsos etc.).
- C. no transtorno de personalidade dependente há subordinação de suas próprias necessidades em relação as dos outros e capacidade limitada de tomar decisões cotidianas.
- D. no transtorno de personalidade esquizoide há preocupação com explicações conspiratórias e autovalorização excessiva.
- E. no transtorno de personalidade anancástico há autodramatização com grande teatralidade e afetividade superficial e lábil.