Veterinária - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Com relação ao "Mormo", assinale a alternativa incorreta.
A contaminação dos animais sadios se dá pelo contato com qualquer material infetante, como pus, urina, fezes, secreção nasal, provenientes de animal doente.
A penetração do germe se dá principalmente pela via digestiva, ou ainda, pelas vias respiratória, genital e cutânea. As mucosas íntegras dificultam a sua penetração e o contágio pela pele somente ocorre quando esta se apresenta lesada.
O mormo é uma doença causada por uma bactéria antigamente conhecida como Pseudomonas mallei e mais recentemente designada como Burkholderia mallei, que é um bacilo gram negativo encontrado em secreções das lesões nasais e cutâneas.
Na forma aguda, observa-se febre alta (42ºC), anorexia e prostração. Surgem equimoses e pústulas na mucosa nasal, as quais podem ulcerar. Resulta disso a descarga nasal purulenta, amarelada, que pode conter sangue. A forma crônica é rara, pois a maioria dos animais não sobrevive.
O diagnóstico clínico do mormo baseia-se nos sintomas, nas lesões e em dados epizootiológicos. Pode-se fazer o teste de maleína na conjuntiva ocular ou intradérmico na pálpebra inferior. Os testes laboratoriais se baseiam na pesquisa de anticorpos (sorologia) através da fixação do complemento e ELISA.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...