Analise as seguintes afirmativas relativas ao uso dos novos anticonvulsivantes como estabilizadores de humor no transtorno afetivo bipolar
I. A lamotrigina é um anticonvulsivante da classe das feniltriazinas, seu metabolismo é preferencialmente hepático. É absorvida de forma completa (98% de biodisponibilidade) e rápida (pico de concentração em 2,5 horas). A ligação a proteínas plasmáticas é moderada e apresenta uma meia-vida relativamente longa (24 horas).
II. O perfil de efeitos adversos da lamotrigina inclui rash cutâneo, tonturas, tremores, sonolência, cefaléia, náuseas, insônia, diplopia e ataxia.
III. A gabapentina é um anticonvulsivante estruturalmente relacionado ao ácido gama-aminobutírico (GABA). Em estudos "in vitro", a gabapentina atua reduzindo a atividade da enzima ácido glutâmico descarboxilase, o "turnover" de GABA ("in vivo"), e de suas respostas sinápticas. Haveria redução na liberação de GABA e aumento na liberação potássio-induzida de vários neurotransmissores (noradrenalina, dopamina, serotonina).
IV. A gabapentina é metabolizada pelo citocromo P450, e apresenta efeito inibitório leve da fração 2D6. Apresenta excreção renal. Possui a vantagem de se ligar fortemente a proteínas plasmáticas (80 a 90%). Seu índice terapêutico é elevado, com perfil de efeitos adversos relativamente benigno (sonololência, tontura, ataxia, fadiga).
Está correto o que se afirma em:
I e IV, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...