Uma paciente que faz acompanhamento em um ambulatório de transtornos do humor aparece, sem agendar consulta, no ambulatório de ansiedade de um hospital universitário, solicitando uma receita com três caixas de amitriptilina. A paciente alega que perdeu sua consulta e que o novo agendamento só foi possível para o mês subsequente. Informa que veio trazer seu filho ao pediatra e pensou em aproveitar para pegar uma nova receita, já que não pode ficar sem seu antidepressivo. Do ponto de vista ético, assinale a alternativa correta, com relação à atitude a ser tomada pelo médico que a atendeu.
Dar a receita, já que a paciente precisa da medicação e não pode consultar-se antes de um mês.
Não dar a receita, recomendando-lhe que espere a nova consulta.
Mandar buscar o prontuário da paciente, fazer uma consulta psiquiátrica e prescrever a medicação que se entenda ser a melhor para o seu caso.
Recomendar a paciente a ir ao ambulatório onde faz acompanhamento para pedir a receita ao seu psiquiatra ou a algum outro membro da equipe.
Recomendar à paciente que procure um pronto-socorro, pois, em respeito aos pacientes agendados em seu ambulatório, o médico não pode atender alguém que não tenha consulta marcada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...