Texto IV, para responder às questões de 36 a 38.
Uma paciente de 25 anos de idade, solteira, sem filhos e desempregada, apresenta-se ao consultório, queixando-se de solidão e tristeza, na maioria dos dias, há alguns anos, com significativa piora no último mês. Refere que está muito sensível a críticas e que vem chorando por qualquer motivo; relata também forte irritabilidade; aumento de apetite com consequente ganho de peso; sonolência diurna, apesar de dormir bem à noite; desânimo intenso; apatia; falta de energia; fadiga; pensamentos negativistas em relação a si mesma, aos outros e ao futuro; assevera que sempre foi um pouco pessimista, mas não a esse ponto; acrescenta que está completamente indiferente a atividades antes muito apreciadas, como, por exemplo, ir ao cinema; relata que vem evitando contatos sociais, pois está com vergonha de sua situação, sequer atendo o telefone. Com relação aos antecedentes familiares, responde que um tio paterno alcoolista suicidou-se, após descobrir que fora traído pela esposa.
Suponha que a paciente do caso apresentado retorne para nova consulta, dez dias após ter iniciado a medicação correta. Nessa consulta, ela se apresenta muito bem trajada e maquiada, sorridente e muito grata pela medicação prescrita. Relata que, no terceiro dia de tratamento, como que por magia, a tristeza e o desânimo cederam lugar a uma disposição que ela há muito tempo não sentia; relatou aumento de energia e remissão completa da fadiga; arrumei meu armário, doei as roupas que eu não usava mais e fiz compras de novos vestidos e sapatos; refere que a sonolência sumiu completamente e ela agora já se sente completamente restaurada com quatro ou cinco horas de sono por noite. Só na última semana, já saiu três vezes com amigas, tendo iniciado um relacionamento sem compromisso com um homem que conheceu em uma das boates onde foi dançar. Continua desempregada, mas tem uma ideia brilhante de abrir um negócio próprio que com certeza vai resolver seus problemas financeiros definitivamente. Ela afirma categoricamente que ter encontrado um médico competente foi a melhor coisa que já aconteceu na vida dela, pois ela se sente muito mais feliz hoje que antes da depressão.
Considerando essa evolução clínica, assinale a alternativa correta.
A paciente mostra claramente uma resposta do tipo placebo, pois, em tão pouco tempo, seria impossível que o princípio ativo da medicação produzisse um efeito tão rápido e eloquente.
A paciente demonstra, na verdade, um transtorno bipolar de humor, tendo ciclado para hipomania com o uso da medicação.
A paciente está fornecendo uma resposta particular aos antidepressivos conhecida por melhor do que bem.
paciente está fornecendo uma resposta particular aos antidepressivos conhecida por melhor do que bem.
Trata-se, na verdade, de uma paciente histriônica e hipertímica, com uma depressão de forte caráter endógeno; por esse motivo, respondeu tão rapidamente à medicação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...