A classificação da leishmaniose visceral canina, segundo a apresentação dos sinais clínicos, pode ser categorizada como:
- A. Cães assintomáticos: animais com sinais clínicos sugestivos da infecção por leishmania. Cães oligossintomáticos: animais que apresentam adenopatia linfóide, intensa perda de peso e pêlo opaco. Cães sintomáticos: animais que apresentam todos ou alguns sinais mais comuns da doença.
- B. Cães assintomáticos: animais com sinais clínicos sugestivos da infecção por leishmania. Cães oligossintomáticos: animais que apresentam adenopatia linfóide, intensa perda de peso e pêlo opaco. Cães sintomáticos: animais que apresentam todos os sinais mais comuns da doença.
- C. Cães sintomáticos: animais com sinais clínicos sugestivos da infecção por leishmania. Cães oligossintomáticos: animais que apresentam adenopatia linfóide, perda de peso e pêlo opaco. Cães assintomáticos: animais que a-presentam alguns sinais mais comuns da doença.
- D. Cães assintomáticos: animais com ausência de sinais clínicos sugestivos da infecção por leishmania. Cães oligossintomáticos: animais que apresentam adenopatia linfóide, pequena perda de peso e pêlo opaco. Cães sintomáticos: animais que apresentam todos ou alguns sinais mais comuns da doença.