Texto para as questões 31 e 32
Um homem com sessenta e cinco anos de idade possui histórico de três episódios depressivos nos últimos 10 anos. Ele obteve remissão de todos os episódios com uso de farmacoterapia por cerca de um ano. Todos os episódios foram graves, acompanhados de risco de suicídio, e se desenvolveram em um contexto de importante estressor psicossocial. Durante acompanhamento ambulatorial foi identificado um novo episódio depressivo grave com presença de pensamentos ocasionais de suicídio, sem plano específico. O paciente tem bom suporte familiar e a internação não foi considerada necessária naquele momento. Diferentemente dos episódios anteriores, no atual a família não identifica fatores estressores que podem ter funcionado como gatilho. Sua história médica é positiva para hipertensão arterial sistêmica de difícil controle e arritmia atrial.Com base no caso clínico relatado acima, assinale a opção correta.
Venlafaxina e bupropiona também estão indicados como primeira escolha.
O tratamento de escolha envolve o uso de um ISRS com dose escalonada progressivamente a depender dos efeitos colaterais.
Deve-se prescrever um ISRS associado a carbonato de lítio, para que o risco de suicídio seja reduzido.
É obrigatório o tratamento com terapia de base analítica, para que conflitos psíquicos inconscientes sejam abordados e resolvidos, pois estes são provavelmente a causa das recaídas frequentes.
Tendo em vista a gravidade do quadro depressivo, a primeira escolha deve ser um antidepressivo tricíclico em alta dose.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...