A Leishmaniose Visceral, uma zoonose que afeta outros animais além do ho-mem, tornou-se, nos últimos anos, um grave problema de saúde pública no Brasil, dada a sua expansão para os centros urbanos de médio e grande porte. Na área urbana, o cão (Canis familiaris) é a principal fonte de infecção. Pode-mos afirmar sobre a Leishmaniose Visceral, EXCETO:
- A. No Brasil, a Leishmaniose Visceral é causada por um protozoário chamado Leishmania chagasi; transmitido através da picada da fêmea dos vetores Lutzomyia longipalpis e Lutzomyia cruzi.
- B. Os propósitos do Programa Nacional de Controle da Leishmaniose Visceral são o diagnóstico e o tratamento precoce dos doentes humanos e a redução do risco de transmissão, visando diminuir a letalidade e o número de casos.
- C. O ciclo evolutivo do protozoário, Leishmania chagasi, se passa obrigatoria-mente em um animal vertebrado (forma parasitária extra-celular) e um vetor invertebrado (forma parasitária intracelular).
- D. A razão da maior susceptibilidade em crianças (freqüência em menores de 10 anos de 54,4%) é explicada pelo estado de relativa imaturidade imunoló-gica celular agravado pela desnutrição, tão comum nas áreas endêmicas, além de maior exposição ao vetor no peridomicílio.