Medicina - Psiquiatria - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Entre os pressupostos defendidos pelo movimento de reforma psiquiátrica no Brasil, é correto afirmar:
Que o modelo asilar de hospital psiquiátrico tradicional deve ser paulatinamente substituído por centros hospitalares especializados em que se tratem patologias psíquicas separadamente para que, desse modo, não haja agravamentos com o convívio entre pacientes psicóticos e neuróticos.
Que se privilegie os pacientes agudos na atenção em saúde mental, uma vez que os crônicos, já institucionalizados, já moldaram suas patologias ao modelo asilar
Que deve sempre que possível, evitar a redução de leitos hospitalares, mas modernizá-los dentro dos padrões internacionais, uma vez que se tornaria paradoxal redução de leito e aumento populacional.
Que o modelo asilar, institucionalizante, deve ser substituído por modelos em que se direcione a reinserção do indivíduo e consequentemente o direcione no sentido do resgate da cidadania.
Que o espaço do hospital psiquiátrico deve ser mantido para os portadores de transtornos psiquiátricos associados a transtorno de personalidade anti-social e/ou para os pacientes que não possuem residência.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...