Uma paciente com 35 anos, sexo feminino, chega ao serviço com queixas físicas. Avaliada pelos clínicos que "nada encontram" é encaminhada ao psiquiatra, que estabelece sua hipótese diagnóstica. Assinale a alternativa que contém o raciocínio correto:
Se houver queixas vagas, com presença de simbolismo dos sintomas e com certa indiferença afetiva ao quadro, pode tratar-se de transtorno de somatização.
Se houver queixas do tipo indisposição para o trabalho e outras atividades, presença de dores pelo corpo, inapetência e insônia terminal, pode tratar-se de Transtorno Depressivo.
Se houver ferimentos aparentemente auto-infligidos, com desejo de assumir o papel de enfermo e curso crônico, pode tratar-se de transtorno conversivo.
Se houver queixas vagas e preocupação recorrente com uma única doença e, embora reassegurada de seu bem estar físico, a paciente peregrina por inúmeros médicos, pode tratar-se de Transtorno do Pânico.
Se os sintomas forem de início súbitos com taquicardia, sudorese, sensação de morte eminente, desconforto estomacal, pode tratar-se de Transtorno Factício.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...