Intruções: Para responder às questões de números 53 a 57, considere o caso clínico abaixo.
A escolha do clínico geral foi de uma medicação inibidora da recaptura seletiva de serotonina (ISRS). A relação da eficácia, tolerabilidade e adesão ao tratamento, quando se compara essa medicação (ISRS) com um Antidepressivo Tricíclico (ADT), em casos de depressão moderada, está corretamente indicada em:
- A. Os ADT têm comprovadamente maior eficácia do que os ISRS, porém têm mais efeitos adversos, o que diminui a adesão ao tratamento.
- B. Os estudos clínicos mostram que os ISRS têm a mesma eficácia dos ADT, mas com menos efeitos adversos, o que aumenta a adesão ao tratamento.
- C. Os ADT têm, nos estudos clínicos, eficácia semelhante aos ISRS, mas com menos efeitos adversos, o que aumenta a adesão ao tratamento.
- D. Os ISRS apresentam comprovadamente maior eficácia que os ADT, porém mais efeitos adversos, o que diminui a adesão ao tratamento.
- E. Os ISRS apresentam comprovadamente menor eficácia do que os ADT, e não há comprovação clínica de que os efeitos adversos dos ADT sejam mais intensos, levando a uma menor adesão.