Com relação aos estágios do desenvolvimento cognitivo descritos por Jean Piaget, é correto afirmar:
No estágio operatório formal, as crianças operam e agem no mundo concreto, real e percebido dos objetos e eventos. O pensamento egocêntrico é substituído pelo pensamento operatório, que envolve lidar com uma ampla variedade de informações externas à criança.
O estágio sensório-motor ocorre do nascimento aos 3 anos de idade e é caracterizado pelo aprendizado por meio da observação sensorial e pela aquisição do controle de suas funções motoras a partir de atividades, exploração e manipulação do ambiente.
No estágio do pensamento pré-operatório, as crianças usam símbolos e a linguagem de forma mais ampla do que no estágio sensório-motor. O pensamento e o raciocínio são intuitivos. As crianças não conseguem pensar de forma lógica ou dedutiva, e seus conceitos são primitivos.
O pensamento hipotético-dedutivo é a organização mais elevada da cognição e possibilita que as pessoas elaborem uma hipótese ou proposição e a testem em relação à realidade. O raciocínio dedutivo parte do particular para o geral e é um processo mais complicado do que o raciocínio indutivo, que avança do geral para o particular.
No estágio operatório concreto, emerge a função semiótica, na qual as crianças conseguem representar algo por meio de um significante, que tem uma função representativa, ou seja, usam um símbolo ou sinal para representar outra coisa.
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