Medicina - Pneumologia - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2017
Paciente de 34 anos apresenta dispnéia aos esforços há alguns meses. Procurou assistência médica em sua cidade e foram afastados Asma e DPOC. Tabagista de 10 cigarros ao dia por 10 anos, abstemia há oito meses. Apresentou TEP há um ano e foi devidamente tratada. Há três semanas observa edemas em MMII. A mãe faleceu de Embolia pulmonar associada à neoplasia de mama. Ao exame: FR: 24inc/min, FC:90 bpm, PA: 100x70mmhg, IMC: 30 kgm2. Bulhas regulares, MVBD sem RA, edemas +/4+ em tornozelos. Raio-x de tórax com questionável aumento do ventrículo direito. TC de tórax com perfusão em mosaico em pulmão esquerdo, trombos excêntricos bilaterais e alargamento do tronco da artéria pulmonar esquerda. Ecocardiograma com PSAP: 70mmhg. Sobre esse caso, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A anticoagulação permanente é medida de profilaxia controversa.
( ) A cintilografia pulmonar normal afasta o diagnóstico de TEP crônico.
( ) A história prévia de neoplasia curada é contraindicação ao procedimento cirúrgico específico ao caso acima.
( ) O ultimo episodio tromboembólico há mais de 90 dias e arteriografia com trombos abordáveis cirurgicamente são algumas das indicações para tromboendarterectomia.
( ) A pesquisa de trombofilias é adequada na identificação de fatores predisponentes que possam estar alterados, contribuindo para embolias de repetição em pacientes anticoagulados.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...