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Liderança pode ser definida como a capacidade de influenciar um grupo de pessoas em direção ao alcance de objetivos estabelecidos. Atualmente, nas organizações, uma atenção especial tem sido dada ao líder transformacional. Sobre a liderança transformacional, pode-se afirmar:
O líder transformacional exerce um nível de influencia mais alto do que um líder transacional, motivando as pessoas a fazer mais do que o esperado.
O líder transformacional exerce sua influencia através do senso de urgência e com elevado grau de autoridade, principalmente nos níveis mais baixos da organização.
A liderança transformacional é inversamente proporcional ao nível hierárquico do líder.
O líder transformacional impõe sua visão aos subordinados estimulando-os a atingir as metas através de recompensas materiais significativas.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens seguintes com relação a contabilidade gerencial e a orçamento empresarial.
No processo de construção do balanced scorecard, para que a visão da empresa seja traduzida em termos operacionais, ela deverá ser desdobrada em um conjunto de objetivos e indicadores capazes de indicar o caminho para seu alcance.
Acerca de estrutura, departamentalização e descentralização, julgue os seguintes itens.
O agrupamento de pessoas em departamentos e de departamentos na composição da organização identifica a estrutura de uma organização.
Acerca da utilização do orçamento empresarial, julgue os itens que se seguem.
A variação monetária favorável de um componente de custo corresponde a redução do preço desse insumo. A redução de preço não está vinculada diretamente ao desempenho do material, que é mensurada pela variação de quantidade em conjunto com a variação mista.Com relação à negociação em organizações, julgue os itens seguintes.
A negociação pode ser compreendida como um jogo estratégico entre o conflito e a cooperação.
Administração - Recrutamento e Seleção - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Uma empresa de eventos desenvolve atividades na área de promoção de congressos e demais atividades da área de turismo de negócios. Para o ano de 2010, estão programados 15 eventos, sendo que dois envolvem a participação direta de duas entidades internacionais. A partir da elaboração do planejamento do evento, detectou-se a necessidade de contratação e treinamento de profissionais. Com base na sua experiência pessoal, o dono da empresa identificou algumas características pessoais, alguns cursos, e alguma experiência profissional que os candidatos a serem contratados deveriam ter. Os candidatos contratados foram submetidos a um período de experiência de três meses. Ao final do período, os candidatos foram avaliados pelo presidente e aqueles que apresentaram desempenho satisfatório foram efetivados. Aos candidatos desligados, os gerentes se encarregaram de informar que eles não possuíam um perfil adequado e nem a competência necessária para atuarem na instituição.
Tendo como referência inicial a situação hipotética apresentada acima, julgue os seguintes itens.
Os métodos de seleção permitem a avaliação das habilidades dos candidatos e, têm por objetivo a previsão do comportamento deles nos cargos a serem efetivamente ocupados, o que pode ser analisado durante as etapas de escolha dos candidatos e o período em que eles estiverem contratados em regime de experiência.
Administração - Eficiência X Eficácia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando os serviços de notificação corrente A e B e a eficácia e efetividade (ou eficiência) desses serviços, assinale a opção correta.
Para a abordagem do Desenvolvimento Organizacional (DO), o que explica a cristalização da estrutura burocrática na organização tradicional é
a centralização do processo de decisão com a fragmentação da execução.
o excesso de níveis hierárquicos e a pouca integração sistêmica entre a Direção e o RH.
a falta de sensibilidade dos gerentes nas organizações burocráticas para as iniciativas dos subordinados.
a ênfase excessiva na solução de conflitos por meio de repressão, arbitragem e/ou hostilidade.
a tomada de decisões descentralizada e o amplo compartilhamento de responsabilidade e de controle.
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No que se refere a inventários, julgue os itens seguintes.
São objetivos de todo inventário: verificar discrepâncias em valor e quantidade entre os estoques físico e contábil e apurar o valor total dos estoques para efeito de balanço fiscal.
Um recurso frequentemente utilizado para compensar os problemas resultantes de ruídos nos processos de comunicação dentro de uma organização é
a retroinformação.
o feedback.
a redundância.
o reforço dos fluxos descendentes.
a criação de redes informais de comunicação.
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