Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Frederick M. Taylor concluiu que os executores de tarefas não tinham experiência e conhecimento para planejá-las a fim de tornar o rendimento do trabalho o maior possível. Para preencher essa lacuna surgem os analistas de sistemas, capazes de planejar e delinear as atividades de produção e escritório. Suas características principais são independência em relação à linha de comando, atuação em todos os níveis hierárquicos e áreas de atividades da empresa e, o que é importante, o fato de ocuparem uma parte da organização que lhes é própria, a tecnoestrutura. Sua principal ação consiste em padronizar atividades, produtos e serviços. Com o fim de concretizar o que fazem, pode-se dividir o objeto de atuação dos analistas de sistemas em três áreas:
- planejamento do produto, programação e controle da qualidade;
- tempos e movimentos;
- recrutamento, seleção e treinamento de pessoal.
As funções dessas três áreas são padronizar, respectivamente:
as habilidades dos executores; os processos de trabalho e as habilidades dos executores.
os processos de trabalho em si; as saídas dos processos e as habilidades dos executores.
as habilidades dos executores; os processos de trabalho e as saídas dos processos.
as saídas dos processos; os processos de trabalho em si e as habilidades dos executores.
as saídas dos processos; as habilidades dos executores e os processos de trabalho.
A solução para a estocagem de barras, tubos e feixes é a utilização do sistema denominado:
cantilever;
skid;
blocagem;
pallets;
gaiolas.
Administração - Administração de Projetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir do texto e com relação a práticas de gerenciamento de projetos, julgue os itens a seguir.
Os diagramas de rede do projeto ou gráficos de PERT, são um esquema de apresentação das atividades do projeto e dos relacionamentos lógicos entre eles. Os riscos identificados de alta probabilidade ou impacto podem ser considerados entradas para a estimativa da duração das atividades e incorporados à baseline de duração de cada atividade.
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens seguintes, relativos à administração de materiais.
Os sistemas de pedidos utilizados em ambientes de demanda pouco estável tendem a provocar a variação tanto dos períodos de pedido quanto do tamanho do lote.
Administração - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Determinada organização pública encontra-se diante do seguinte quadro:
► servidores desmotivados para o desenvolvimento das atividades que lhe são atribuídas; ► perspectiva de corte do orçamento previsto para suas atividades;
► servidores com alto grau de capacitação para o desenvolvimento das atividades previstas em seus cargos;
► instalações deficientes;
► predisposição de parlamentares a apoiar a mudança da legislação, de modo a conceder maior autonomia à organização.
Com referência à análise SWOT e à aplicação dessa análise à situação acima descrita, julgue os itens de 138 a 143.
O fato de os servidores estarem desmotivados para o desenvolvimento das atividades que lhe são atribuídas é um exemplo de ameaça à organização.
Administração - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, que versam sobre o comportamento e a dinâmica das organizações.
A eficácia do processo de comunicação organizacional depende da capacidade do emissor, da adequada codificação das mensagens e do comportamento do receptor.
Considerando que a direção de um hospital decida aumentar a capacidade em 500 pacientes por dia, julgue os itens que se seguem, relativos ao planejamento e controle dessa situação.
O planejamento e controle de capacidade é a tarefa de determinar a capacidade efetiva da operação produtiva necessária para que possa responder à demanda.
O gerenciamento de riscos corporativos, constituído de oito componentes que se inter-relacionam, origina-se na forma como a administração gerencia a organização e integra-se ao processo de gestão. Acerca de gerenciamento de riscos, julgue os itens de 13 a 20.
Os componentes do gerenciamento de riscos corporativos somente são aplicados em organizações de pequeno e de médio porte.
As empresas de distribuição de medicamentos, assim como os organismos públicos que fornecem insumos e medicamentos à rede pública de saúde, procuram localizar geograficamente suas unidades de armazenagem em pontos estratégicos do território, visando reduzir as distâncias entre o ponto de fornecimento e o ponto de venda ou de consumo do produto. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.
Para o sistema de distribuição, múltiplos depósitos podem gerar custos totais com armazenagem mais elevados do que os gerados pela estratégia de centralização dos estoques em um único depósito.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Uma empresa tem apresentado, nos últimos meses, perda de qualidade dos resultados, conflitos entre os membros das equipes e aumento no número de atestados médicos. Após levantamento, verificou-se que o clima organizacional não estava favorável e que algumas medidas deveriam ser tomadas para melhorar o quadro descrito. Na situação hipotética em apreço, a empresa deve
realizar diagnóstico sobre o clima organizacional e, com base nos resultados encontrados, elaborar um plano de ação exeqüível de melhoria do clima organizacional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...