Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando o texto, assinale alternativa INCORRETA.

  • A. Para que uma empresa tenha eficácia no estudo do comportamento organizacional de seus funcionários, causando um clima positivo, ela deverá entender e prever as forças externas que afetam esse comportamento.
  • B. O comportamento do ser humano pode sofrer uma grande influência quando se trata dos aspectos da motivação e satisfação no trabalho. E estes, no mesmo raciocínio, em uma empresa em que os colaboradores possuem um canal de comunicação eficaz, tendem a serem mais motivados.
  • C. A análise do clima organizacional é particularmente útil para identificar os fatores que exercem influência constatável e concreta sobre o comportamento do indivíduo e também de grupos na organização, entretanto, não se deve estimular um ambiente que leve em consideração o trabalho e a vida pessoal do funcionário.
  • D. O clima organizacional está relacionado com a percepção coletiva que as pessoas têm em relação ao ambiente de trabalho através da experimentação de práticas, políticas, estrutura, cultura, normas e valores de uma organização. E, consequentemente, como interpreta e reage a esta percepção, podendo ser de forma positiva ou negativa.

Considerando a evolução da administração, julgue os itens a seguir. A concepção de administração como técnica social que busca a eficiência e a eficácia contribui com uma abordagem contingencial para que as organizações modernas consigam se adaptar às pressões e às transformações do ambiente externo.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Balanced Scorecard, de Kaplan e Norton, provavelmente é a mais difundida abordagem ou estrutura de mensuração de desempenho. Em relação ao Balanced Scorecard, é correto afirmar que

  • A. tem foco preponderante nos processos organizacionais e competências e habilidades disponíveis nas empresas para efeito de avaliação.
  • B. tem perspectivas, tais como medidas financeiras, clientes, processos internos e aprendizado.
  • C. utiliza como medidas de desempenho apenas indicadores financeiros objetivos.
  • D. primeiramente é projetado um conjunto de medidas de performance para só depois ser formulada a estratégia da empresa.
  • E. contempla apenas duas perspectivas, que são a financeira e a dos clientes.

Selecione a opção que descreva a característica central da contratualização de desempenho.

  • A. Serve como mecanismo de controle da atuação administrativa das agências reguladoras.
  • B. Estabelece condições específicas no relacionamento entre o Poder Público.
  • C. Pode estar vinculado à concessão de autonomias e flexibilidades.
  • D. Gera obrigações entre o Poder Público e as entidades da sociedade civil.
  • E. É um mecanismo de participação de resultados.

A respeito do modelo de gestão com base na qualidade total (GQT), julgue os itens subsequentes. Em um processo, a mudança cultural, por ser uma etapa da GQT, é imprescindível.

  • C. Certo
  • E. Errado

As organizações buscam, através de suas ações, melhorarem seu desempenho no mercado de forma que possam se tornar mais competitivas e atingir seus objetivos. Dois conceitos fundamentais sobre o desempenho das organizações estão relacionados à eficiência e à eficácia. A eficiência está relacionada à produtividade da organização no que se refere à utilização mais econômica dos seus recursos. Quanto mais alto o grau de produtividade ou a economia dos recursos, maior a eficiência da organização. Com base no conceito de produtividade, assinale a alternativa que apresenta corretamente os fatores que contribuem para o aumento da eficiência das organizações.

  • A. Capacidade de resolver problemas através de soluções mais rápidas.
  • B. Obtenção de mais resultados com a utilização de menor quantidade de recursos.
  • C. Capacidade de realização dos objetivos organizacionais definidos no planejamento.
  • D. Capacidade de realização de resultados provenientes das estratégias organizacionais.

Durante uma palestra de treinamento para? atendentes de uma operadora de telefonia celular, o palestrante discorre sobre os principais fatores que podem influenciar na experiência dos clientes dos clientes junto aos serviços prestados pela empresa, Ao longo de sua apresentação, o palestrante, por equivoco, enumera um fator que NÃO exerce influência durante a experiência dos clientes.

O fator mencionado erroneamente foi

  • A. a qualidade do local de prestação do serviço.
  • B. o desempenho dos prestadores do serviço.
  • C. o clima organizacional da empresa prestadora do serviço.
  • D. a opinião dos outros clientes.

Um modelo de gestão aplicado para produzir somente a partir da realização do pedido, visando reduzir custos e estoques, é conhecido pelo conceito de:

  • A. Just in Time.
  • B. Downsizing.
  • C. Reengenharia.
  • D. Qualidade Total.
  • E. PEPS (Primeiro a entrar, primeiro a sair).

Considerando a evolução da administração, julgue os itens a seguir. Um dos princípios da abordagem humanística da administração evidencia a importância da diversidade de conteúdos dos cargos na satisfação e motivação no trabalho devido à quebra da monotonia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os indicadores de desempenho organizacional devem ter propriedades essenciais. A esse respeito, assinale a alternativa que apresenta as propriedades essenciais desses indicadores.

  • A. Simplicidade, custo e abrangência genérica.
  • B. Desagregabilidade, custo e abrangência genérica.
  • C. Utilidade, validade, confiabilidade e disponibilidade.
  • D. Custo, abrangência genérica e localização.
  • E. Abrangência genérica, localização e meios.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...