Questões de Administração

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O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta para mensurar, acompanhar e comunicar a estratégia da organização para seu ambiente interno e para orientar a organização em direção à sua visão de futuro. A análise do desempenho da organização a partir do BSC trata de 4 dimensões, a saber:

  • A. custos, benefícios, utilidade e valor
  • B. produto, segmento, distribuição e preço
  • C. receitas, despesas, empréstimos e lucro
  • D. eficiência, eficácia, efetividade e sustentabilidade
  • E. clientes, aprendizado e crescimento, finanças e processos internos

A autoridade é o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência, devendo estar em equilíbrio com a responsabilidade. Em relação à responsabilidade, é correto afirmar que

  • A. é a capacidade de visualizar um plano e assegurar pessoalmente o seu sucesso.
  • B. é uma consequência natural da autoridade e significa o dever de prestar contas.
  • C. refere-se à especialização das tarefas e das pessoas, necessária para aumentar a eficiência.
  • D. depende de obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos.

A Liderança, quando exercida de forma correta e no nível adequado, pode trazer um grande retorno para a organização, seja no resultado financeiro ou no nível de motivação do pessoal. Sobre os tipos de Líderes presentes nas organizações analise as afirmativas abaixo:

I - A Liderança Autocrática é aquela em que o Líder toma decisões sem consultar os demais membros da equipe, apenas comunicando as decisões tomadas. Ele quem determina a divisão de tarefas e os executores de cada tarefa.

II - Na Liderança Democrática o Líder funciona como uma espécie de consultor e manifesta-se, principalmente, quando questionado. Permite que o grupo tome decisões e divida as tarefas entre si.

III - Um líder Liberal permite a participação de todos os membros envolvidos no processo e toma as decisões baseado nas informações apresentadas pelos membros do grupo. Realiza feedback, mas sua principal função é incentivar a participação de todos para a decisão das diretrizes do grupo.

Estão corretas:

  • A. Apenas a afirmativa I.
  • B. Apenas a afirmativa II.
  • C. Apenas a afirmativa III.
  • D. Todas as afirmativas estão corretas.

Fitzgerald e Willcoks definiram uma forma de avaliação para a escolha do melhor tipo de contrato, baseada no grau de incerteza do negócio, na tecnologia envolvida e no grau de liberdade que o fornecedor deverá ter em relação à contratação. Com base nesse modelo de avaliação, em situações de maior grau de incerteza de negócios e tecnologia, contratos muito restritivos tendem a ser ineficientes.

O tipo de contrato mais adequado nessas situações é o de

  • A. taxas fixas
  • B. arranjos produtivos
  • C. risco-recompensa
  • D. reforço de obrigações
  • E. carga sobre o fornecedor

No que se refere a liderança, motivação e trabalho em equipe, julgue os itens subsequentes. De acordo com a teoria do reforço, um funcionário estará motivado a empregar um alto nível de esforço quando acreditar que isso o levará a uma boa avaliação de desempenho; que essa avaliação se traduzirá em recompensas organizacionais como promoção, prêmios ou aumento salarial; e que as recompensas satisfarão as suas metas pessoais.

  • C. Certo
  • E. Errado

As experiências organizadas de aprendizagem centradas na posição atual do trabalhador e que devem aumentar a possibilidade de o trabalhador desempenhar melhor sua função constituem:

  • A. adestramento.
  • B. educação.
  • C. capacitação.
  • D. desenvolvimento.
  • E. treinamento.

Uma equipe de projetos está negociando um novo contrato com uma empresa multinacional. Ganhar esse contrato será muito importante para dar maior visibilidade à empresa no mercado e, consequentemente, para ampliar o seu mercado de atuação. Por essa razão, há um grande interesse nessa negociação, e a equipe se sente responsável por conseguir fechar o negócio. Diante dessa situação, uma boa prática no processo de negociação é

  • A. utilizar aspectos emocionais e de caráter particular para sensibilizar a outra parte.
  • B. construir uma relação de confiança mútua entre as partes.
  • C. utilizar critérios subjetivos e subliminares durante o processo.
  • D. buscar maior interação com as pessoas às quais os membros da equipe se assemelham.
  • E. relevar os aspectos referentes ao Código de Ética e aos princípios de conduta da empresa.

A gestão estratégica de pessoas pode ser feita por meio de diferentes tipos de planejamento de RH, sendo alguns mais genéricos e outros mais específicos. Em relação aos modelos de planejamento de pessoas, é correto afirmar que o modelo

  • A. baseado na procura estimada do produto ou serviço mapeia o fluxo das pessoas para dentro, através e para fora da organização.
  • B. baseado no fluxo de pessoas focaliza, também, o nível operacional da empresa e é utilizado por organizações de grande porte.
  • C. de substituição de postos-chave recebe os nomes de mapas de substituição ou organogramas de encarreiramento para o planejamento de funcionários.
  • D. baseado em segmentos de cargos baseia-se no conceito de que as necessidades de pessoal são uma variável dependente da procura estimada do bem ou serviço.

As organizações apresentam diferentes formas de visão para atingir seus objetivos. Uma das ferramentas das organizações modernas sugere a utilização da dinâmica organizacional. Assinale a alternativa que apresenta a principal característica da Dinâmica nas Organizações:

  • A. Busca pela maximização do lucro através da ampliação da participação no mercado.
  • B. Estudo sistemático das ações e dos processos internos das organizações.
  • C. Analise do contexto organizacional para elaboração de um organograma bem definido e estático.
  • D. Reestruturação das lideranças no caso de a organização não apresentar o resultado definido como meta para o período.

Analise os itens a seguir e assinale a opção correta.

I. A liderança, a direção e a gerência são um mesmo papel que necessariamente deve ser desempenhado pelo administrador.

II. Uma das características da liderança autocrática é o comportamento do líder que assume o papel de membro do grupo e atua somente quando é solicitado.

III. A motivação está relacionada a três aspectos diretamente vinculados ao comportamento: a liderança, os objetivos organizacionais e a tomada de decisão.

  • A. Somente I e II estão corretas.
  • B. Somente II e III estão corretas.
  • C. Somente I e III estão corretas.
  • D. Nenhuma das afirmativas está correta.
  • E. Todas as afirmativas estão corretas.
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