Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Igor Ansoff, um dos grandes pensadores de Estratégia do século XX, foi uma figura chave na formulação do conceito de Gestão Estratégica. Depois dele, muitos outros desenvolveram diferentes aspectos ligados a este conceito inicial. Os conceitos de “competências centrais”, bem como os conceitos de”plano estratégico”, ”arquitetura estratégica” e “previsão para o setor” foram desenvolvidos por

  • A. Gary Hamel.
  • B. Michael Porter.
  • C. Kenichi Ohmae.
  • D. consultores do Boston Consulting Group.
  • E. Bruce Henderson.

Com referência a organização e processo decisório, julgue os próximos itens.

As decisões do tipo não programadas ou descritivas são aquelas preparadas uma a uma para tratar de problemas que não foram resolvidos mediante a aplicação de soluções padronizadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relativos à gestão da qualidade e ao modelo de excelência gerencial.

A gestão da qualidade, segundo os pressupostos de Juran, deve ser uma prática arraigada aos valores inerentes à organização, prescindindo de planejamento e controle prévios.

  • C. Certo
  • E. Errado

Determinada escola criou certa ferramenta de gestão da qualidade que correlaciona a frequência das ocorrências, chegando, repetidas vezes, a um resultado próximo de 80-20 ou 70-30, e que permite a priorização de problemas. O nome dessa ferramenta é

  • A.

    princípios de Deming.

  • B.

    matriz GUT de Fayol.

  • C.

    gráfico de dispersão.

  • D.

    diagrama de Ishikawa.

  • E.

    diagrama de Pareto.

A análise de cenários refere-se à etapa do diagnóstico estratégico que considera as variáveis, dos ambientes internos e externos à organização, necessárias para a definição de estratégias e objetivos. Sabe-se que a análise SWOT é a ferramenta mais utilizada para a definição e estudos dos cenários. No que diz respeito à análise de fatores externos, devemos considerar

  • A. forças e oportunidades.
  • B. forças e ameaças.
  • C. oportunidades e fraquezas.
  • D. forças e fraquezas.
  • E. oportunidades e ameaças.

Apesar da aparência meramente operacional, a administração de materiais constitui função de grande valor estratégico de uma organização. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens. A transmissão simultânea de dados, a informatização de tarefas administrativas e a automação de processos têm contribuído para diminuir o tempo de processamento de um pedido ou entrada.

  • C. Certo
  • E. Errado

A teoria das inteligências múltiplas não atribui às aptidões medidas pelo quoeficiente de inteligência (QI) a posição superior que elas têm na teoria clássica, mas inter-relaciona diversas aptidões distintas. Sendo assim, a capacidade de controlar e orquestrar o movimento do corpo e de manejar objetos com habilidade refere-se à inteligência

  • A. linguística.
  • B. lógica.
  • C. naturalista.
  • D. existencial.
  • E. cinestésica.

Acerca de administração de cargos, carreiras e salários, julgue os itens a seguir.

Uma organização que se paute em um tipo de carreira por linha de especialização não terá maior conhecimento e entrosamento com outras áreas, a despeito da rapidez.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um sistema de custos se destina a proporcionar um conjunto de dados e informações para suporte ao sistema decisório da empresa. Diante das características hospitalares, percebe-se que os sistemas de custos nessas empresas devem objetivar não somente a determinação dos preços dos serviços, mas também uma análise interna que permita melhor conhecimento dos resultados da gestão e melhoria no funcionamento da organização. Os chamados sistemas tradicionais de custeio têm sido utilizados nas últimas décadas sem apresentar quaisquer variações ao longo deste período. Os mais representativos são: por centros de custos, por ordem de produção e por processo de produção.

Podemos deinir o Sistema por Centros de Custos como:

  • A. O “termo ou conceito de uma empresa que recebe os recursos e tem custos, com a inalidade de saber o quanto se aplicou para manter o atendimento à saúde. O centro de custo é, de forma geral, uma divisão técnica para se utilizar contabilmente o controle racional da subdivisão dos custos diretos e indiretos no exercício, observadas as unidades de gestão e controle”.
  • B. O “lugar ou seção de uma empresa que recebe as cargas dos custos com a inalidade de saber o quanto se aplicou para mantê-la. O centro de custo é, no conceito geral, uma subdivisão técnica utilizada contabilmente para que se consiga uma racional divisão dos custos indiretos do exercício, observando-se as unidades de gestão e controle”.
  • C. O “lugar ou seção de uma empresa que recebe as entradas dos custos ixos, com a inalidade de se saber o quanto se trabalha para mantê-la. Sendo assim, centro de custo é, no conceito agregado, uma divisão técnica que utiliza contabilmente as entradas, para que se consiga uma divisão justa dos resultados do exercício, observando-se as unidades de gestão e controle”.
  • D. O “lugar ou seção de uma empresa que recebe os encargos dos custos trabalhistas, com a inalidade de saber o quanto se aplica para manter o atendimento. O centro de custo é, no decúbito geral, uma visão técnica usual, contabilmente para que se consiga uma divisão dos custos ixos do exercício, observando-se as variedades da gestão e do controle”.
  • E. O “lugar ou seção de uma empresa que recebe as cargas dos custos com a inalidade de saber o quanto se apurou no exercício. O centro de custo é, no conceito usual, uma divisão prática, utilizada contabilmente para que se consiga uma visão dos custos variáveis da organização, observando-se as diversidades das unidades de controle”.

Na formulação das estratégias organizacionais pode-se usar o que é chamado de “Teoria dos Jogos” (TJ). Nela , o “Ótimo de Pareto” acontece quando

I – os jogadores decidem compartilhar informações sobre as respectivas condições e interesses, alternativas de ação e suas funções objetivo.

II – os jogadores encontram a melhor solução para todos simultaneamente.

III – um jogador abre mão de seus interesses e muda a sua função objetivo.

As alternativas corretas são:

  • A. apenas I e II.
  • B. apenas I e III.
  • C. apenas II e III.
  • D. I, II e III.
  • E. somente II.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...