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Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do administrador. Atualmente, sobretudo com as contribuições da abordagem neoclássica da administração, representada principalmente por Peter Drucker, os princípios foram redimensionados e são denominados Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar (PODC). Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.
O sistema de comunicações, cultivado no sistema de administração consultivo, recebe, em todos os sentidos, investimentos intensos em sistemas de informações gerenciais, considerados básicos para a flexibilidade da administração e para a eficiência das operações.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No que se refere à cultura organizacional e à gestão de pessoas, julgue os itens subsecutivos.
Os processos de tomada de decisão, o tratamento concedido aos empregados e aos clientes e a forma de socialização de novos empregados são subsídios para elaboração do diagnóstico da cultura da organização.
Administração - Planejamento - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Para a avaliação de desempenho, o planejamento torna-se vital, uma vez que pode ser entendido como o resultado de um determinado conjunto de ações organizadas para o cumprimento de metas. Nesse sentido, um processo de gestão pode ser dividido em quatro partes, sendo que a primeira fase do processo de gestão, que tem como objetivo o entendimento do cenário em que a entidade está inserida, a fim de otimizar o efeito das interações com as demais entidades e variáveis ambientais, é a fase de
planejamento operacional.
execução.
planejamento estratégico.
controle.
obtenção de resultados.
No que se refere a planejamento participativo, julgue os itens a seguir.
O diagnóstico consiste na etapa inicial do processo de planejamento participativo, tendo por finalidade o levantamento de problemas na organização.
Acerca de gerenciamento de projeto, julgue os itens subsequentes.
De acordo com o PMBOK, um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto ou serviço exclusivo. Entre outras situações, seu término acontece quando: atingem-se os objetivos do projeto; verifica-se que os objetivos do projeto não poderão ser atingidos ou que o projeto não é mais necessário.
O programa de treinamento deve estar associado às necessidades estratégicas da organização. À medida que o treinamento focaliza necessidades, lacunas, melhora as competências das pessoas e, consequentemente, o desempenho organizacional.
Na programação do treinamento, estabelecer os métodos de treinamento significa definironde treinar.
como treinar.
quando treinar.
em que treinar.
por quem treinar.
Os documentos de entrada de dados no SIAFI dividem-se segundo a natureza orçamentária e financeira, sendo errado afirmar que:
Qual das Teorias Administrativas relacionadas abaixo apresenta ênfase no ambiente:
Administração Científica;
Teoria das Relações Humanas;
Teoria Estruturalista;
Teoria do Comportamento Organizacional.
Administração - Abordagem Comportamental da Administração - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Para Chris Argyris, a aprendizagem organizacional ocorre em duas condições. A primeira se dá quando a organização obtém uma correspondência entre seu plano de ação e o resultado real obtido. A segunda condição ocorre quando uma defasagem entre o objetivo pretendido e o resultado alcançado é identificada e corrigida. A respeito da aprendizagem organizacional, marque a afirmativa correta:
a tecnologia da informação vem desestimulando o aprendizado nas organizações intensivas em conhecimento;
a aprendizagem organizacional independe do comprometimento do grupo, enfocando somente o nível individual do desempenho grupal;
na prática, é impossível estabelecer conexões entre o aprendizado organizacional, a tecnologia da informação e a gestão do conhecimento;
a tecnologia da informação desempenha um papel crucial no intuito de ampliar a aceitação e a prática do aprendizado nas organizações;
a aprendizagem organizacional ocorre por meio de equipes, através das quais ocorre a combustão do pensamento coletivo capaz de mobilizar espontaneamente a fé e a energia alcançar metas fluidas e individuais.
Dentre as teorias contemporâneas da administração que enfatizam as pessoas, aquela que prioriza a motivação e a liderança é a teoria
das relações humanas.
do desenvolvimento organizacional.
do comportamento organizacional
da contingência.
dos sistemas.
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