Questões de Administração

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Determinar a direção estratégica da organização, implementar e administrar o processo de mudança alinhado com a direção estratégica e melhorar continuamente o desempenho das atividades em andamento são os objetivos da

  • A. gestão de pessoas.
  • B. administração funcional.
  • C. administração por projetos.
  • D. gestão por resultados.
  • E. gestão por contingência.

Adotando-se a estrutura linear, à medida que a empresa cresce

  • A. ela promove a criatividade e inovação para manter o crescimento.
  • B. ela mantém a estabilidade e a constância das relações formais alavancando poderosamente o crescimento.
  • C. ela serve como vantagem competitiva contra os concorrentes.
  • D. ela conduz inevi tavelmente ao congest ionamento das l inhas formais de comunicação, principalmente na cúpula que centraliza for temente as decisões e o controle.
  • E. Nenhuma das alternativas acima está correta.

A reposição no varejo é um problema complicado. Essa disciplina lida com a distribuição e sua preocupação é reabastecer estoques no varejo. Na literatura atual, o ECR: (Efficient Consumer Response)

  • A.

    contribui, pois incorpora o gerenciamento por categorias, que organiza as atividades de promoção e reabastecimento por grupos de produtos vistos pelos consumidores como mais ou menos equivalentes na satisfação de suas necessidades.

  • B.

    foi utilizado no final da década de 80, quando o mercado de vestuário lançou a extensão do programa CR (continuous replenishment).

  • C.

    é uma ferramenta indispensável na análise da curva ABC no varejo.

  • D.

    é uma metodologia que prega o gerenciamento do estoque pelo comprador.

Em face da situação relatada no texto, considere, ainda, que a MCE decidiu avaliar o mercado de modo a identificar novos requisitos para manter o alto nível de satisfação dos seus clientes, além da imagem da empresa. Para tanto, ela contratou um grupo de pesquisa que, a partir da definição de uma amostra probabilística, com base nos 2.498 clientes cadastrados, aplicou questionário para obter informações acerca desses clientes. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir, acerca de pesquisa de mercado.

Os cadastros dos clientes da MCE, por conterem o registro dos produtos adquiridos e a freqüência de aquisição desses produtos, possibilitam a análise do perfil de compra desses clientes para melhor controle da empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

São princípios básicos da Administração Financeira:

  • A. Orçamento, provimento e situação patrimonial.
  • B. Orçamento e apresentação de balancetes.
  • C. Planejamento, provimento e fluxo de caixa.
  • D. Planejamento, acompanhamento e transparência.

A respeito do tema do texto acima, assinale a opção correta.

  • A.

    Diferentemente do desenvolvimento, o treinamento tem como foco ensinar aos empregados habilidades e competências mais amplas para o desempenho de funções futuras.

  • B.

    A busca de consenso entre empregados e seus supervisores acerca das metas organizacionais é uma característica da moderna avaliação de desempenho.

  • C.

    Na avaliação de desempenho, deve-se evitar a participação dos subordinados, por serem eles mais propensos a fornecer informações influenciadas por insatisfações resultantes da relação com seus superiores.

  • D. A avaliação de desempenho deve ter como foco o desempenho técnico do empregado no cargo ocupado, evitando-se analisar o comportamento do indivíduo no ambiente de trabalho, tarefa esta que é de competência do responsável pelo regime disciplinar.

Julgue os próximos itens, referentes a administração de recursos humanos (RH).

Entre os desafios externos da administração de pessoal, o que mais impacta o ambiente corporativo é o desafio das necessidades humanas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O gerente geral do Hospital Saúde 100% descreveu a um entrevistador o seu estilo de liderança como uma mistura de todos os estilos. "Em alguns momentos, sou um ditador, digo aos meus subordinados o que fazer. Em outros, sou um modelo de função, lidero pelo exemplo. Nesse ambiente, geralmente deixo que as pessoas participem... Gosto muito da idéia da participação, mas numa situação crítica, automaticamente me torno autocrático." Este chefe defende a abordagem situacional de liderança. A justificativa correta para defender essa abordagem é a seguinte

  • A. Não existem traços e comportamentos universalmente importantes, pois comportamentos eficazes variam de uma situação para outra e o líder deve primeiro analisar a situação e depois decidir o que fazer.
  • B. As características pessoais definem o poder legítimo de um líder e são consideradas mais importantes que o seu comportamento de decisão
  • C. O líder que tem poder de competência é respeitado porque possui conhecimentos ou certas habilidades nas quais as pessoas acreditam
  • D. As características de personalidade de fato distinguem os líderes eficazes das outras pessoas pelo seu empenho, motivação, integridade, autoconfiança e conhecimento do negócio.
  • E. A liderança através do poder de referência e de coerção exige fazer com que as tarefas sejam desempenhadas para garantir que a unidade de trabalho ou a organização atinjam suas metas

Uma forma de departamentalização das organizações é a departamentalização por produtos ou serviços. Pode-se afirmar que uma das vantagens desta departamentalização é:

  • A.

    Facilita a inovação, que requer cooperação e comunicação de vários grupos contribuintes para o produto. A estratégia de crescimento de muitas empresas levou-as a abandonar a departamentalização funcional para adotarem a estrutura de departamentos de produtos.

  • B.

    Dispersão dos especialistas em subgrupos orientados para diferentes produtos.

  • C.

    Ser aconselhada para empresas com poucos produtos ou linhas reduzidas de produtos, por trazer redução de custos.

  • D.

    Não enfatizar a coordenação em detrimento da especialização.

  • E.

    Não provocar medo de desemprego nos funcionários por descontinuidade do produto.

A análise S.W.O.T. é uma técnica muito utilizada pelas organizações que utilizam a administração estratégica para compreender as relações da organização com o seu ambiente organizacional. Tal técnica significa:

  • A.

    Análise dos pontos fortes e pontos fracos, no ambiente interno, e das oportunidades e ameaças, no ambiente externo.

  • B.

    Análise dos pontos fortes e pontos fracos, no ambiente externo, e das oportunidades e ameaças, no ambiente interno.

  • C.

    Análise dos objetivos e da missão organizacional no ambiente interno, e das estratégias e táticas, no ambiente externo.

  • D.

    Análise das estratégias mercadológicas e financeiras no ambiente externo, e do quadro de pessoal e da produção, no ambiente interno.

  • E.

    Análise das variáveis controláveis no ambiente externo, e das variáveis incontroláveis, no ambiente interno.

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