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No que concerne à função e aos processos de planejamento em organizações, julgue os itens subsequentes. No planejamento estratégico das organizações, devem ser considerados fatores externos como economia, mudanças tecnológicas, tendências sociais e questões legais e fatores internos como a cultura organizacional e as competências individuais e organizacionais.
Constitui critério básico para a classificação do bem como material permanente
a sua fragilidade – se quebradiço ou deformável.
a sua perecibilidade – se sujeito a modificações ou a deterioração.
a sua incorporabilidade – se pode ou não ser incorporado a outro bem.
a sua vida útil – que deve ser superior a dois anos.
a sua transformabilidade – se pode ou não ser transformado.
Com o texto a seguir, retirado do livro Imagens da Organização, Gareth Morgan visa introduzir o que denomina "metáfora política", perspectiva pela qual procura compreender as organizações:
"Algumas organizações [...] podem ser muito autoritárias, enquanto outras podem ser modelos de democracia. Ao reconhecer que a organização é intrinsecamente política, no sentido de que devem ser encontradas formas de criar ordem e direção entre pessoas com interesses potencialmente diversos e conflitantes, muito pode ser apreendido sobre os problemas e a legitimidade da administração como um processo de governo e sobre a relação entre organização e sociedade."
Sobre a questão do conflito e poder nas organizações, assinale a opção correta.
O poder é o meio pelo qual são resolvidos conflitos de interesse.
A visão pluralista do poder organizacional considera interesses antagônicos, segundo uma perspectiva marxista.
O conflito e a prática da política organizacional, embora reconhecidos como existentes, devem ser considerados como distorções.
O reconhecimento da dinâmica do poder nas organizações reforça a perspectiva da racionalidade organizacional.
A autoridade formal é a única fonte de poder legítima na organização, devendo, portanto exercer controle sobre as demais.
No que concerne à função e aos processos de planejamento em organizações, julgue os itens subsequentes. O balanced scorecard é uma ferramenta estratégica utilizada na análise das seguintes dimensões associadas ao desempenho empresarial: perspectiva dos clientes, perspectiva dos processos internos, perspectiva dos trabalhadores e perspectiva do desempenho financeiro.
No que se refere à liderança, analise as assertivas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I. O líder liberal determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, cada uma por vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo.
II. O líder autocrático insiste na necessidade de cumprir as metas, preocupa-se mais com a tarefa do que com o grupo que a executa e enfatiza o cumprimento de prazos, os padrões de qualidade e a economia de custos.
III. O líder democrático dedica parte de seu tempo à orientação dos integrantes de sua equipe, pede opiniões ou sugestões de decisões.
Estão corretos:
No que concerne à função e aos processos de planejamento em organizações, julgue os itens subsequentes. A perspectiva clientes do balanced scorecard considera, entre outros aspectos, a relação dos níveis de satisfação e retenção dos clientes com a percepção deles em relação à organização.
Com a finalidade de resolver um problema organizacional de certo porte, um profissional de Organização & Métodos deve confeccionar um plano de ação constituído de diversas etapas. De maneira geral, estas etapas devem ser as seguintes, e na seguinte ordem:
experimentação imediata de uma solução; acompanhamento e avaliação da solução escolhida; geração de diversas alternativas; escolha de uma alternativa definitiva; implantação da alternativa escolhida.
levantamento de dados e informações; análise crítica dos elementos coletados; geração de diversas alternativas; escolha de uma alternativa de solução; acompanhamento e avaliação da solução escolhida; implantação da alternativa escolhida.
identificação e caracterização do problema; levantamento de dados e informações; análise crítica dos elementos coletados; geração de diversas alternativas; escolha de uma alternativa de solução; implantação da alternativa escolhida; acompanhamento e avaliação da solução escolhida.
identificação e caracterização do problema; análise crítica do problema; levantamento de dados e informações; escolha de uma alternativa de solução; implantação da alternativa escolhida.
identificação e caracterização do problema; levantamento de dados e informações; análise crítica dos elementos coletados; experimentação imediata de uma solução; acompanhamento e avaliação da solução escolhida
No que concerne à função e aos processos de planejamento em organizações, julgue os itens subsequentes. A administração por objetivos determina que a organização defina objetivos e avalie resultados para alguns de seus aspectos-chave, como produtividade, rentabilidade e inovação.
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