Questões de Administração

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Equipe capacitada é um fator importante para o sucesso da empresa. O processo de treinamento, de desenvolvimento e de capacitação fornece às pessoas oportunidades de aprendizagem para adquirir, desenvolver ou corrigir a falta de conhecimentos, habilidades e atitudes. Com base no exposto, assinale a alternativa correta.

  • A. Não há diferença entre treinar e desenvolver pessoas. Ambos possuem métodos similares para afetar a aprendizagem numa mesma perspectiva de tempo.
  • B. Desenvolvimento de pessoal está voltado ao condicionamento da pessoa para a execução das tarefas.
  • C. Todo treinamento pressupõe ações fora do local e ambiente de trabalho.
  • D. O desenvolvimento de pessoal está mais relacionado à educação, pois se refere a experiências, não necessariamente relacionadas com o cargo atual, que proporcionam oportunidades para crescimento pessoal.
  • E. Há muitos métodos para o desenvolvimento de pessoas e todos estão relacionados a ações fora do contexto do cargo.

 

Com base na tabela acima, que apresenta itens de matérias-primas em estoque de uma fábrica de aeromodelos, julgue os próximos itens a respeito de gestão de materiais.

Se a classe A da curva ABC dessa empresa corresponder a cerca de 70% do valor financeiro dos estoques, então ela será composta por 7 itens.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos à gestão patrimonial em órgãos do governo federal.

Tratando-se de alienação de bens patrimoniais pelo governo federal em favor de terceiros, a transferência do direito de propriedade do material é realizada pelo valor de aquisição do material.

  • C. Certo
  • E. Errado

A gestão do desempenho tem como principal objetivo permitir que os funcionários expressem suas competências em prol da realização de objetivos organizacionais. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    A etapa de planejamento é de responsabilidade exclusiva dos gestores, que devem comunicar aos funcionários as metas e as estratégias de trabalho assim que forem delineadas.

  • B.

    Além do comportamento e da produtividade, a gestão do desempenho considera também a motivação dos funcionários e o ambiente no qual estão inseridos.

  • C.

    Uma medida de desempenho deve capturar todos os padrões passíveis de avaliação.

  • D.

    No âmbito da gestão do desempenho, a etapa de avaliação deve ser executada pelo maior número possível de fontes em um único momento determinado do ciclo.

  • E.

    Na escala de observação do comportamento, o avaliador escolhe, entre cinco a sete incidentes críticos para cada dimensão avaliativa, aquele que melhor representa o desempenho observado.

Metas tangíveis, metas emocionais e simbólicas, resultados desejados e impactos esperados nos relacionamentos são as quatro questões básicas utilizadas em

  • A.

    planejamento estratégico.

  • B.

    negociação estratégica.

  • C.

    contrato jurídico.

  • D.

    execução de um projeto.

  • E.

    revisão de um contrato.

Tendo em vista que o gerenciamento de projetos deixou de ser diferencial competitivo e passou a ser considerado lugar-comum no universo administrativo, julgue os itens subsecutivos, acerca de elaboração, análise, avaliação e gestão de projetos.

A estrutura analítica do projeto — cuja criação, por constituir tarefa essencial, deve ser desenvolvida pela equipe de projeto — é a base do projeto, da qual se podem estimar os custos, o tempo e os riscos de cada pacote de trabalho, e não somente do projeto como um todo.

  • C. Certo
  • E. Errado

O treinamento é uma das principais atividades na maioria das grandes organizações, incluindo as empresas do setor público. É uma atividade necessária tanto para funcionários novos como para os já experientes. Cinco etapas são essenciais para que os programas de treinamento das organizações sejam eficazes.

Com base nisso, analise as assertivas abaixo.

I. A avaliação de necessidades é conduzida também para determinar quais funcionários precisam de treinamento.

II. A transferência do treinamento é a aplicação no trabalho do que aprenderam no treinamento.

III. A utilização ou não no trabalho daquilo que foi aprendido no treinamento depende em larga medida do ambiente de trabalho.

IV. Um dos métodos de treinamento é a modelagem, que consiste na utilização de imagens e sons para a apresentação de um determinado material.

É correto o que se afirma em

  • A. I e III, apenas.
  • B. II e III, apenas.
  • C. II e IV, apenas.
  • D. III e IV, apenas.
  • E. I, II e III, apenas.

 

Com base na tabela acima, que apresenta itens de matérias-primas em estoque de uma fábrica de aeromodelos, julgue os próximos itens a respeito de gestão de materiais.

Se a empresa mantiver inventários rotativos com contagens programadas de frequência semanal, trimestral e anual, os adesivos em vinil deverão apresentar-se no último grupo ― o de frequência anual.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos à gestão patrimonial em órgãos do governo federal.

O recebimento de equipamento médico-hospitalar adquirido pelo valor de R$ 850.000,00 deve ser confiado a uma comissão composta de, pelo menos, três membros.

  • C. Certo
  • E. Errado

No intuito de criar uma cultura favorável ao aprendizado e comprometida com a mudança na organização, como um processo educacional aplicado de maneira sistemática e organizada, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos, visando a mudanças, envolve

  • A. a transmissão dos saberes acadêmicos já elaborados historicamente, procedimentos a serem adotados no exercício de uma tarefa e exposição das expectativas desejadas. A metodologia deve ser expositiva, alicerçada em texto que apresente um conhecimento significativo.
  • B. exposição de experiências exitosas no exercício profissional, mesmo sem contextualizá-las, destaque das atitudes exitosas e reflexão sobre os procedimentos adotados. O planejamento do treinamento não parte do diagnóstico das necessidades, mas sim das metas da empresa já definidas pelos seus gestores.
  • C. a transmissão de conhecimentos referentes ao trabalho, atitudes frente a aspectos da tarefa e do ambiente e desenvolvimento de habilidades. Por seu caráter formativo, exige uma metodologia reflexiva que parte da prática e de sua análise. Constrói conceitos e proposições de intervenções e volta para a prática, transformando-a.
  • D. conhecimentos visando a produzir resultados, agregar valores. Tem como finalidade adequar a pessoa ao seu cargo. Deve estar orientado para o presente, focalizar o cargo atual e buscar melhorar habilidades e capacidades relacionadas diretamente com o cargo. A exposição verbal é uma metodologia adequada, devendo apoiar-se em meios das multimídias.
  • E. informação sobre a organização e seus produtos e serviços, políticas e diretrizes, regras e regulamentos. A principal estratégia de formação é a exposição de projeções fixas e sonoras, vídeos da diretoria e divulgação dos processos produtivos e dos produtos.
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