Lista completa de Questões de Administração Financeira e Orçamentária - AFO da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Classificação da Despesa - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2009
Pode ser classificado como Grupo de Natu-reza da Despesa (PI no 163/2001), exceto:
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Geral - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2004
É correto afirmar:
A instituição e majoração de tributos deve obedecer aos princípios da legalidade e anterioridade, porém a alteração da legislação tributária não precisa estar contemplada na Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO.
Todos os municípios, segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal, devem elaborar a Lei de Diretrizes Orçamentárias e apresentar os seus anexos.
A Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF preconiza a instituição de mecanismos e sistemas de controle de custos na Administração Pública, pertinente ao princípio da impessoalidade.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO compreenderá as metas e prioridades da administração pública, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financiadoras oficiais de fomento, quando for o caso.
Segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal, as ações de anistia, remissão e subsídio são de renúncia de receita. Entretanto, a concessão de desconto no pagamento de tributos, de acordo a lei específica, não é considerada, pela LRF, como renúncia de receita.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Estágios da Receita - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2004
Assinale a alternativa com afirmação correta:
O ciclo orçamentário é o período de tempo necessário para que o orçamento esgote suas três fases: elaboração, aprovação e execução.
O ciclo orçamentário é o período de tempo necessário para que o orçamento esgote suas quatro fases: elaboração, aprovação, execução e controle.
Créditos Securitizados são títulos de responsabilidade do Tesouro Municipal, emitidos em decorrência de assunção e renegociação de dívidas da União por ela assumidas por força de lei. Tais títulos são emitidos exclusivamente sob a forma escritural na CETIP, possuindo diversas séries, cada qual com índice de atualização próprio (IGP-DI, dólar e TR).
Déficit Orçamentário bruto é a diferença entre as receitas e as despesas de um orçamento público, com a consideração, nas receitas de capital, das operações de crédito a serem contratadas para o financiamento do déficit.
O ciclo orçamentário dura um ano.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2004
Administrar sem um guia é como andar no escuro, sem nenhum tipo de apoio. O planejamento orçamentário visa ao conhecimento antecipado de resultados e serve de guia para ações a serem executadas pelas unidades da empresa, definindo as responsabilidades pela gestão dos recursos e geração dos resultados de determinado período futuro. Além de ser um instrumento de planejamento, o orçamento, também, é:
um eficiente método das atividades dos colaboradores da empresa.
um importante instrumento de controle.
uma variável determinante na alocação de custos por rateio.
o instrumento principal para formação de preço de um produto.
uma forma de medir a eficiência dos resultados de exercícios passados.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2004
Assinale a alternativa com afirmação incorreta:
São três as espécies de crédito: o crédito suplementar, que se destina a reforço de dotação insuficiente; o crédito especial, destinado a despesas para as quais não haja dotação específica; e o crédito extraordinário, destinado a atendimento de despesas urgentes e imprevisíveis, nos casos de subversão interna ou externa ou no caso de calamidade pública.
O prazo para apresentação do plano plurianual é de quatro meses antes do encerramento do primeiro exercício financeiro e devolvido para sanção até o encerramento da sessão legislativa.
Entrega voluntária é a entrega de recursos correntes ou de capital a outro ente da Federação, a título de cooperação, auxílio ou assistência financeira, que não decorra de determinação constitucional, legal ou os destinados ao Sistema Único de Saúde.
Apenas é permitida a destinação de recursos para cobrir necessidades de pessoas físicas ou déficits de pessoas jurídicas quando autorizada por leis específicas, para atender às condições estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias, e estar prevista no orçamento ou em seus créditos adicionais.
Nem mesmo através de lei específica, poderão ser utilizados recursos públicos, inclusive de operações de crédito, para socorrer instituições do Sistema Financeiro Nacional, ainda que mediante a concessão de empréstimos de recuperação ou financiamentos para mudança de controle acionário.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...