Questões de Administração Financeira e Orçamentária - AFO da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB)

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A despesa pública evolui dentro de uma sistemática, denominada estágio, cujas etapas são na ordem de sucessão:

  • A. Fixação, licitação, provisão e pagamento
  • B. Fixação, licitação, empenho e pagamento
  • C. Fixação, licitação, liquidação e pagamento
  • D. Fixação, empenho, provisão e pagamento
  • E. Fixação, empenho, liquidação e pagamento

A despesa pública pode ser codificada:

  • A.

    pelas unidades da administração, chamada institucional

  • B.

    pelos objetivos de governo, chamada funcionalprogramática

  • C.

    pelos elementos de custos, chamada categoria econômica

  • D. estão certas as respostas "a", "b" e "c"
  • E. estão certas as respostas "a" e "c"

O regime contábil utilizado na escrituração da despesa pública é:

  • A. Competência
  • B. Caixa
  • C. Gestão
  • D. Misto
  • E. Partidas Monográficas

A gestão fiscal consciente impõe que a despesa pública somente poderá ser realizada:

  • A. para atender as carências da população
  • B. se autorizada pela autoridade administrativa
  • C. até o limite do crédito orçamentário
  • D. até o limite do crédito adicional
  • E. até o limite da receita arrecadada

A gestão orçamentária é superavitária quando:

  • A.

    a receita arrecadada for maior que a despesa empenhada

  • B.

    a receita arrecadada for maior que a despesa fixada

  • C.

    a receita arrecadada for maior que a despesa licitada

  • D.

    a receita arrecadada for maior que a despesa liquidada

  • E. a receita arrecadada for maior que a despesa paga

A realização de ARO, operações de crédito por antecipação da receita orçamentária, gera:

  • A. aumento do ativo permanente
  • B. aumento do passivo financeiro
  • C. aumento do resultado financeiro
  • D. aumento do passivo permanente
  • E. aumento da situação líquida

Os créditos adicionais se classificam em:

  • A. suplementares, complementares e especiais
  • B. suplementares, complementares e extraordinários
  • C. complementares, especiais e extraordinários
  • D.

    complementares, orçamentários e extra-orçamentários

  • E. suplementares, especiais e extraordinários

O crédito adicional extraordinário é autorizado para atender despesas:

  • A. consideradas imprevistas e urgentes
  • B.

    programas de trabalho não previsto no orçamento em vigor

  • C.

    com aumento de vencimentos dos agentes públicos

  • D.

    fixadas no orçamento, mas insuficientemente dotadas

  • E. de capital que não foram fixadas no orçamento

O princípio da legalidade determinado pela Constituição Federal para o Orçamento Público impõe:

  • A.

    a existência de um único orçamento para cada ente federativo

  • B.

    que a elaboração da proposta orçamentária deva ser transparente

  • C.

    que a proposta orçamentária deverá ser aprovada pelo Legislativo

  • D.

    que a lei orçamentária não contenha assuntos estranhos à previsão da receita e à fixação da despesa.

  • E.

    que a lei orçamentária deverá conter todas as receitas e despesas

São os mecanismos utilizados como retificadores da lei orçamentária:

  • A. Programas de trabalho
  • B. Créditos Orçamentários
  • C. Verbas ou dotações orçamentárias
  • D. Créditos adicionais
  • E.

    Programação financeira e cronograma de desencaixe mensal

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