Lista completa de Questões de Administração Financeira e Orçamentária - AFO da Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2017
Sobre restos a pagar no contexto do processo orçamentário público, considere as afirmativas a seguir.
I. A despesa orçamentária inscrita em restos a pagar não processados foi empenhada e liquidada e encontra-se pendente de pagamento, enquanto a inscrita em restos a pagar processados foi empenhada e encontra-se pendente de liquidação e de pagamento.
II. Embora não aborde o mérito do que pode ou não ser inscrito em restos a pagar, a Lei de Responsabilidade Fiscal veda contrair obrigação no último ano do mandato do governante sem que exista a respectiva cobertura financeira.
III. São restos a pagar todas as despesas regularmente empenhadas, do exercício atual ou anterior, mas não pagas ou canceladas até 31 de dezembro do exercício financeiro vigente.
Estão corretas as afirmativas:
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
De acordo com a metodologia orçamentária utilizada no Brasil, a finalidade da classificação por programas é demonstrar as realizações do Governo e o resultado de seu trabalho em prol da sociedade.
Dentre as categorias dessa classificação, é CORRETO afirmar que aquela formada pelas despesas que não contribuem para a manutenção das ações de Governo, das quais não resulta um produto, e não geram contraprestação direta sob a forma de bens e serviços, denomina-se
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Despesas Públicas - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Analise as seguintes afirmativas sobre estágios de realização da despesa orçamentária previstos na Lei n. 4.320/64 e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A liquidação da despesa consiste na emissão da ordem de pagamento e na realização do pagamento propriamente dito, por intermédio de tesouraria ou utilizando- se a rede bancária oficial.
( ) A modalidade de empenho global é utilizada quando não se pode determinar previamente o montante exato da despesa, como, por exemplo, no caso de despesas com o consumo de energia elétrica.
( ) O regime de adiantamento consiste na entrega de numerário a servidor para o atendimento de despesas quando não for possível observar o processo normal de realização das mesmas.
( ) Para cada empenho, será extraído um documento denominado Nota de Empenho, que indicará o nome do credor, a especificação e a importância da despesa, bem como a dedução desta do saldo da dotação própria.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de letras CORRETA.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Geral - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Confrontando-se as diferenças entre o orçamento tradicional e o orçamento-programa, é INCORRETO afirmar que
a estrutura do orçamento tradicional dá ênfase aos aspectos contábeis de gestão.
as decisões orçamentárias no orçamento tradicional são tomadas com base em avaliações e análises técnicas das alternativas possíveis.
o controle no orçamento-programa visa avaliar a eficiência, a eficácia e a efetividade das ações governamentais.
a alocação de recursos no orçamento-programa visa à consecução de objetivos e metas.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
No Brasil, o Sistema de Planejamento Integrado ou Processo de Planejamento- Orçamento, conforme a Constituição Federal, é formado por três componentes: plano plurianual, lei de diretrizes orçamentárias e lei de orçamentos anual. Em face do exposto e considerando-se as regras que precisam ser obedecidas pela administração pública para a elaboração, execução e controle orçamentário, é INCORRETO afirmar que
a lei de diretrizes orçamentárias tem a finalidade de nortear a elaboração dos orçamentos anuais, compreendendo o orçamento fiscal, o orçamento de investimentos e o orçamento da seguridade social, de forma a adequá-la às diretrizes, objetivos e metas da administração pública, estabelecidas no Plano Plurianual.
a lei de diretrizes orçamentárias compreende as metas e prioridades da administração pública, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente, orienta a elaboração da lei orçamentária anual, dispõe sobre as alterações na legislação tributária e estabelece a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.
a lei de orçamentos anuais representa uma programação das ações a serem executadas visando alcançar objetivos predeterminados, sendo elaborada para viabilizar a concretização das situações planejadas no Plano Plurianual e para transformá-las em realidade, obedecendo a lei de diretrizes orçamentárias.
o Plano Plurianual é um plano de longo prazo que representa o ordenamento de ações globais do governo que visam criar condições para o alcance de objetivos e metas fixados para um período de quatro anos, ao nível dos governos federal, estaduais e municipais, representando um conjunto de ações e não guardando relação com diretrizes e metas.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Receitas Públicas - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Analise as seguintes afirmativas sobre a Classificação por Fontes da receita orçamentária, utilizada no sistema orçamentário brasileiro, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A Receita Patrimonial compreende o resultado obtido com a alienação de bens patrimoniais: ações, títulos, bens móveis, imóveis etc.
( ) A Receita Tributária engloba as contribuições sociais (previdenciárias, salárioeducação etc.) e econômicas (cota-parte de compensações financeiras pela exploração de recursos minerais, cotas de contribuições sobre exportações etc.).
( ) As Operações de Crédito envolvem a captação de recursos para atender desequilíbrios orçamentários ou, ainda, para financiar empreendimentos públicos.
( ) As Receitas de Serviços são derivadas de atividades industriais: extrativa mineral, de transformação, de construção e de serviços industriais de utilidade pública (energia elétrica, água e esgoto, limpeza pública e remoção de lixo).
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de letras CORRETA.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Princípios - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
De acordo com o disposto no Artigo 2o da Lei n. 4.320/64, é CORRETO afirmar que a Lei de Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa, de forma a evidenciar a política econômico-financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios
da universalidade, do orçamento bruto e da não-afetação das receitas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...