Questões sobre Abordagem Clássica da Administração

Lista completa de Questões sobre Abordagem Clássica da Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quem é considerado o precursor da Teoria Clássica da Administração?

    A) Frederick Taylor.

    B) Henri Ford.

    C) Elton Mayo.

    D) Henri Fayol.

Um dos conceitos mais básicos da administração consiste na divisão de tarefas que foi preconizada e enfatizada pelos seguintes autores:

    A) Frederick Taylor e Henri Fayol.

    B) Elton Mayo e Frederick Taylor.

    C) Max Weber e Elton Mayo.

    D) Henri Fayol e Elton Mayo.

O processo de organização é pautado por alguns princípios ou elementos básicos, como preconizado por autores como Fayol e Urwick, entre outros. O grau em que as tarefas são divididas e padronizadas para que possam ser aprendidas e realizadas de forma relativamente rápida e eficiente é conhecido como:

    A) delegação;

    B) especialização do trabalho;

    C) coordenação;

    D) formalização;

    E) amplitude de controle.

Para Chiavenato, a palavra organização pode assumir dois significados: Organização como função administrativa e parte integrante do processo administrativo: nesse sentido, Marque a alternativa INCORRETA. Na função administrativa organização significa

    A) o ato de organizar, estruturar.

    B) integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração.

    C) estabelecer suas atribuições bem como as relações entre eles.

    D) Além da organização, o denominado processo administrativo engloba as funções de planejamento e direção e controle.

    E) Manter sua folha de presença atualizada.

Considerando a teoria clássica da administração, é correto afirmar que:

    A) A teoria clássica é completa, imparcial, sistêmica e holística, por não se limitar apenas aos aspectos formais da organização.

    B) Os autores clássicos pretendiam criar uma teoria da administração baseada em divisão do trabalho, especialização, coordenação e atividades de linha e de staff.

    C) O foco de um gestor não deveria ser voltado aos aspectos fisiológicos do trabalhador, mas aos aspectos emocionais e psicológicos.

    D) A teoria clássica se caracterizou pela meritocracia na forma de contratação e promoção dos empregados.

As primeiras linhas teóricas na administração foram desenvolvidas a partir da observação e experimentos realizados em empresas. As duas principais linhas teóricas são chamadas de Administração Científica e Teoria Clássica. Ao encontro disso, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas: I- A Administração Científica tem uma ênfase maior nas tarefas, tempos e na eficiência do trabalhador. II- A Teoria Clássica tem uma ênfase maior na estrutura da empresa, nos departamentos e na organização das funções. III- O principal autor da Teoria Clássica foi Douglass North, ganhador de um prêmio Nobel. É correto o que se afirma em

    A) I, apenas.

    B) II, apenas.

    C) I e II, apenas.

    D) I, II e III.

    E) III, apenas.

O pensamento sobre administração, da forma como a conhecemos hoje, surgiu no início do século XX com o intuito de aumentar a eficiência da produção nas fábricas. Esse pensamento administrativo, mais ligado à ciência, foi iniciado por um pesquisador responsável pelo início daquilo que chamamos de Escola da Administração Científica. O nome desse pesquisador é:

    A) Henri Fayol.

    B) Frank Gilbreth.

    C) Henry Ford.

    D) Harrington Emerson.

    E) Frederick Taylor.

Segundo Maximiano (2017), a passagem para o século XX foi um momento de grandes transformações tecnológicas e sociais. Foi a época em que surgiram e cresceram empresas para fornecer, em grandes quantidades, os novos produtos que haviam sido criados e que as pessoas desejavam: automóveis, lâmpadas elétricas, aparelhos de som, cinema e telefones. Nos Estados Unidos e na Europa, as empresas industriais expandiram-se aceleradamente para fornecer esses produtos e serviços. Nasceu daí a necessidade de estudar e criar soluções para lidar com as enormes quantidades de recursos humanos e materiais de todos os tipos, que empresas e governos passaram a mobilizar. Foi essa a origem do grande avanço que hoje conhecemos como escola clássica da administração. Nesse sentido, analise as assertivas que seguem, relativas aos autores das escolas da administração, como local, contribuição de cada autor e enfoque de seus estudos e teorias, assinalando C, para autores pertencentes à escola clássica da administração, ou I, para autores que não pertencem a essa escola.
( ) Henry Fayol – França – Criou o processo da administração com enfoque no papel da administração nas organizações e outros empreendimentos. ( ) Henry Ford – Estados Unidos – Criador da linha de montagem móvel com enfoque na produção em massa. ( ) Elton Mayo – Estados Unidos – Criador das relações humanas com enfoque no comportamento das pessoas em situações de trabalho. ( ) Max Weber – Alemanha – Autor do tipo ideal de burocracia com enfoque na natureza burocrática das organizações.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) C – C – I – I.

    B) I – I – C – C.

    C) C – I – C – I.

    D) C – C – I – C.

    E) I – C – C – C.

Conforme Maximiano (2010), a Teoria Clássica da Administração caracterizava-se pela ênfase na estrutura da organização e na busca pela eficiência, iniciando-se na França, através de Henri Fayol (1841-1925), engenheiro que apresentou suas ideias através de princípios e técnicas. Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA em relação aos princípios defendidos por Fayol.

    A) Autoridade e responsabilidade.

    B) Disciplina.

    C) Iniciativa.

    D) Descentralização.

    E) Espírito de equipe.

No curso da evolução das teorias organizacionais, surgiram, no mesmo momento histórico, a Escola Clássica, fundada nos ensinamentos de Henry Fayol, e, sob o prisma sociológico, a Teoria da Burocracia, desenvolvida por Max Weber. Constituem características de tais escolas, respectivamente,

    A)

    processos de trabalho padronizados (sistema mecanicista); patrimonialismo e clientelismo.



    B) organização como sistema aberto (não departamentalizado); rigidez de normas e estruturas.

    C) princípio da cadeia escalar e unidade de comando; cargos organizados segundo princípio hierárquico.

    D) ênfase nos recursos humanos (conceito de homem-econômico); estruturas pouco verticalizadas, priorizando a função de staff.

    E) ausência de unicidade decisória, privilegiando estruturas autônomas; departamentalização excessiva, com replicação de funções e atividades.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...