Questões sobre Gestão Estratégica

Lista completa de Questões sobre Gestão Estratégica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Administração nas organizações é dividida em níveis e estão ligados aos níveis decisórios. Sobre os níveis da organização, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Nível estratégico é o que consolida a interação entre os aspectos internos ou controláveis e os aspectos externos e não controláveis das organizações. II. Nível tático é o que trabalha com determinada área de resultado e não com toda a organização. III. Nível operacional é o que formaliza, principalmente através de documentos escritos, cumprindo os processos administrativos estabelecidos para o desenvolvimento das organizações.
Estão corretas as afirmativas:

    A) Apenas I e II

    B) I, II e III

    C) Apenas I

    D) Apenas II

    E) Apenas III

Em relação à gestão de pessoas nas organizações, julgue o item.


A maior parte da cultura organizacional pode ser observada na sociedade onde está inserida. Exemplos disso são as políticas, os métodos, os procedimentos, os objetivos, a estrutura organizacional e a tecnologia adotada.

Sobre as funções da Administração, analise as afirmativas abaixo:


I. Planejamento é a metodologia administrativa que permite diagnosticar e analisar situações atuais, de estabelecer resultados a serem alcançados pelas organizações e de delinear ações para alcançar esses resultados, bem como estabelecer leis e normas que servem de sustentação a esse procedimento administrativo.


II. Organização é a capacidade e habilidade administrativa de supervisionar e orientar os recursos alocados nas atividades das organizações, visando otimizar o processo decisório ao alcance dos resultados estabelecidos no planejamento.


III. Controle é a metodologia administrativa que procura medir e avaliar o desempenho e o resultado de ações, com a finalidade de realimentar com informações os tomadores de decisões, de forma que possam corrigir ou reforçar esse desempenho, para assegurar que os resultados estabelecidos pelo planejamento sejam alcançados.


Assinale a alternativa correta.

    A) Apenas as afirmativas I e II estão corretas

    B) Apenas as afirmativas II e III estão corretas

    C) Apenas a afirmativa II está correta

    D) Apenas as afirmativas I e III estão corretas

    E) Apenas a afirmativa I está correta

Em relação à gestão de pessoas nas organizações, julgue o item.


A cultura organizacional pode ser estabelecida por meio de crenças, valores e normas de comportamento. Cada empresa possui uma cultura definida única.

Em relação à gestão de pessoas nas organizações, julgue o item.


O clima organizacional apresenta tantas variáveis divergentes que não pode ser medido com uma só ferramenta.

São atributos da função administrativa de organizar, EXCETO:

    A) Permitir o alcance dos objetivos traçados da melhor maneira a possível.

    B) Agrupar e estruturar todos os recursos da empresa.

    C) Promover o eficiente trabalho em conjunto das pessoas.

    D) Comparar padrões de desempenhos que estão sendo alcançados com os planejados.

Em relação à gestão de pessoas nas organizações, julgue o item.


Um dos estilos de se administrar um conflito organizacional é o estilo de evitação, que consiste na fuga do conflito. E?empregado quando o problema e? corriqueiro, quando na?o ha?perspectiva de se ganhar o conflito, quando se necessita de tempo para obter uma informac?a?o ou quando um conflito pode ser desvantajoso.

Em relação à gestão de pessoas nas organizações, julgue o item.


Latente, experienciado e manifestado são os três níveis de gravidade de um conflito, sendo o latente o mais grave deles, pois ocorre quando as partes envolvidas nutrem sentimentos de hostilidade, raiva, medo e descrédito. No entanto, esse nível não se manifesta externamente de forma clara.

A função administrativa que se preocupa com as possíveis ações corretivas para redirecionar os esforços no caminho dos objetivos inicialmente traçados é denominada:

    A) Planejar.

    B) Organizar.

    C) Controlar.

    D) Dirigir.

Em relação à gestão de pessoas nas organizações, julgue o item.


São fatores geradores de conflito em empresas, relativos à diversidade cultural dos colaboradores envolvidos: o etnocentrismo (quando uma pessoa, de uma determinada cultura, recorre a seus próprios valores culturais como parâmetro para resolver algum problema, em um ambiente cujos padrões culturais sejam distintos dos seus próprios); as práticas gerenciais indevidas (quando se aplica uma determinada prática gerencial, levando-se em conta apenas sua eficiência e eficácia, sem a avaliação de diferenças culturais); as percepções diferentes (quando pessoas de diferentes culturas apresentam valores e entendimentos distintos); e a comunicação errônea (quando diferenças culturais, como, por exemplo, idioma, costumes e sentimentos, geram equívocos de comunicação).

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...