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Administração Pública - Evolução dos paradigmas de gestão: a Nova Gestão Pública - NGP ou New Public Management - NPM - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
A busca por prestação de serviços de qualidade para o cidadão na gestão pública flexibilizada como estratégia para alcançar a satisfação do consumidor, em que o cidadão deixa de ser visto como mero financiador do sistema, por meio de pagamento de impostos, e passa a ser a razão de existir dos serviços públicos, caracterizou o estágio da administração pública conhecido por
modelo racional-legal.
gerencialismo puro.
consumeirismo.
patrimonialismo.
empreendedorismo.
O cadastro escolar, fruto de parceria entre o Estado e os municípios, pretende garantir a cada aluno uma vaga na rede pública de ensino. Como instrumento de gestão, tal levantamento permite
analisar a demanda escolar e compatibilizá-la com a capacidade física das escolas.
destinar parte das taxas de matrícula para o fundo de construção de novas escolas.
verificar o nível de desempenho do corpo docente e propor ações de reciclagem.
selecionar os alunos mais capazes, encaminhandoos para escolas particulares.
O tipo de cultura organizacional que predomina na administração pública burocrática é a cultura
do poder.
da tarefa.
dos papéis.
da pessoa.
do resultado.
Administração Pública - Evolução dos paradigmas de gestão: a Nova Gestão Pública - NGP ou New Public Management - NPM - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Na chamada Nova Gestão Pública há três principais vertentes, ou correntes conceituais importantes, as quais possuem vários traços em comum como, por exemplo, uma ênfase significativa nos resultados da ação governamental, ou seja, um deslocamento do foco nos processos para enfatizar os resultados. Uma delas tem sido denominada como um "neotaylorismo", isto é, uma proposta calcada na busca da produtividade e na implantação do modelo de gestão da empresa privada no setor público, outra busca a flexibilização da gestão pública, em que se observa a passagem da lógica do planejamento para a lógica da estratégia e nesta são levadas em conta as relações entre os atores envolvidos em cada política, de modo a montar cenários que permitam a flexibilidade necessária para eventuais alterações nos programas governamentais. A terceira utiliza-se de conceitos como accountability, transparência, participação política, equidade e justiça, em que é preciso que no processo de aprendizado social na esfera pública se consiga criar uma nova cultura cívica, que congregue políticos, funcionários e cidadãos. Esta última corrente é conhecida como
Balanced Scorecard − BSC.
Activity Based Management − ABM.
Consumerísmo.
Gerencialísmo Puro.
Public Service Orientation − PSO.
Administração Pública - Evolução dos paradigmas de gestão: a Nova Gestão Pública - NGP ou New Public Management - NPM - Dom Cintra Fundação - 2012
A implementação dos modelos da Nova Gestão Pública, com reformas de 2ª geração, foi inicialmente lançada na Inglaterra de Margareth Thatcher e mais tarde seu êxito inspirou mudanças em diversos países do mundo. Sua essência preconizava a mensuração de resultados, a autonomia de gestão aos dirigentes e a responsabilização dos mesmos. Este modelo de administração pública é denominada administração pública:
avançada;
positiva;
neoliberal;
por resultados;
gerencial.
Administração Pública - Evolução dos paradigmas de gestão: a Nova Gestão Pública - NGP ou New Public Management - NPM - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito do pacto federativo e das relações intergovernamentais, da evolução dos modelos de gestão e dos problemas de articulação versus fragmentação das ações governamentais, julgue os itens a seguir.
O gerencialismo pode ser dividido em três tipos: gerencialismo puro, consumerism e public service orientation.
Administração Pública - Caracterização das organizações aplicada à Administração Pública - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Um dos fatores que tornam o setor governamental menos ágil do que o privado é que na gestão pública
aquilo que não está juridicamente proibido está juridicamente facultado.
todo comportamento moralmente reprovável está proibido.
a eficiência econômica é incompatível com o princípio da equidade.
tudo o que não está juridicamente determinado está juridicamente proibido.
a ênfase na avaliação do desempenho com base nos resultados prejudica a sua eficácia.
Administração Pública - Evolução dos paradigmas de gestão: a Nova Gestão Pública - NGP ou New Public Management - NPM - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No que se refere à evolução da administração pública no Brasil, julgue os itens seguintes.
A estrutura organizacional preconizada pela nova gestão pública prevê um modelo descentralizado, com controle primário de determinados órgãos públicos.
Com relação ao controle da administração pública e à responsabilidade civil do Estado, julgue os itens seguintes.
O Poder Judiciário pode examinar os atos da administração pública de qualquer natureza, mas sempre a posteriori, ou seja, depois que tais atos forem produzidos e ingressarem no mundo jurídico.
Administração Pública - Evolução dos paradigmas de gestão: a Nova Gestão Pública - NGP ou New Public Management - NPM - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Os desafios da administração pública contemporânea relacionam-se diretamente à quebra de paradigmas e conceitos preestabelecidos sobre a gestão organizacional. A constante troca de conhecimento entre a esfera pública e privada é essencial para garantir a constante evolução dos sistemas organizacionais. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
A nova gestão pública privilegia o incremento no desempenho voltado à satisfação da sociedade e à elevação da qualidade do serviço prestado, assemelhando-se, nesse aspecto, à gestão privada.
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