Questões de Administração Pública

Lista completa de Questões de Administração Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca de processos de políticas públicas, serviços públicos, instrumentos gerenciais e administração de pessoal e recursos humanos, julgue os itens a seguir.

A administração pública gerencial incorporou, a exemplo do setor privado, os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade na avaliação de seu desempenho. A eficiência caracteriza-se pelo uso racional dos recursos disponíveis; a eficácia, pelos resultados obtidos pela ação governamental e a efetividade, pelo alcance dos objetivos e metas previamente estipulados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Escolha a opção que completa corretamente a frase a seguir:

Falar em eficiência no âmbito do modelo gerencial da administração pública significa ............

  • A.

    centrar esforços na avaliação de resultados das políticas públicas.

  • B.

    centrar esforços na participação do cidadão que define metas de ação.

  • C.

    centrar esforços na diminuição de custos, de modo a produzir mais com menos.

  • D.

    centrar esforços na motivação dos funcionários e agentes públicos.

  • E.

    centrar esforços na transparência da administração perante os cidadãos.

Cabe às Unidades Administrativas o exercício do controle dos bens patrimoniais que tenham sido por elas adquiridos ou das quais estejam de posse. Para controle desses bens, as Unidades Administrativas devem adotar os seguintes procedimentos:

I - atribuir um número de registro para cada bem incorporado, objetivando sua identificação;

II - emitir fichas individuais de bens patrimoniais;

III - registrar todas as transferências de bens, recolhimento para armazenagem, reparação e baixas;

IV - efetuar verificações periódicas dos bens sob a responsabilidade dos encarregados dos setores de localização dos bens;

V - elaborar relações de inventário de bens patrimoniais como comprovantes para o balanço geral.

Os procedimentos recomendados são:

  • A. I, III e V, somente
  • B. I, IV e V, somente
  • C. II, III e IV, somente
  • D. III, IV e V, somente.
  • E. I, II, III, IV e V.

Duas variáveis são fundamentais quando se trata de implementar programas de mudança na administração pública: a governabilidade e a governança. Considerando essa premissa, analise as afirmativas abaixo:

I - Governabilidade diz respeito às condições de legitimidade de um determinado governo para empreender as transformações necessárias.

II - Governabilidade e governança são termos diferentes para definir a capacidade de implantar mudanças.

III - Governança corresponde à capacidade do governo de implementar as mudanças.

IV - Governabilidade relaciona-se ao tempo restante de governo de determinada administração.

V - Governança está relacionada ao perfil do governante que lidera as mudanças.

Está(ão) correta(s):

  • A.

    II

  • B.

    IV e V

  • C.

    V

  • D.

    I e IV

  • E.

    I e III

As reformas administrativas mais recentes propõem a substituição da desconfiança generalizada nos funcionários públicos por "um grau ainda que limitado de confiança" (Bresser Pereira, 1996). A maior autonomia para administrar teria como contrapartida maior comprometimento dos funcionários com os resultados a serem atingidos e maior transparência das informações sobre o desempenho institucional. É correto afirmar que o instrumento fundamental para implantação dessa mudança é

  • A.

    O Orçamento Participativo.

  • B.

    A Lei de Responsabilidade Fiscal.

  • C.

    O Contrato de Gestão.

  • D.

    O Orçamento Pluri-anual.

  • E.

    O Estatuto do Funcionário Público.

Acerca de processos de políticas públicas, serviços públicos, instrumentos gerenciais e administração de pessoal e recursos humanos, julgue os itens a seguir.

O paradigma do cliente é uma vertente das reformas gerenciais que privilegia o atendimento às demandas dos consumidores/clientes dos serviços do Estado, em contraponto ao modelo gerencial puro, que tinha como principais objetivos das reformas a redução de custos do setor público e o aumento de sua produtividade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Empregados de um centro de processamento de dados considerado de padrão excelente estavam extremamente felizes por terem conseguido disponibilizar, em 4 dias úteis, empréstimos a funcionários de determinado órgão do governo. Todavia, em pesquisa de controle de qualidade, descobriu-se que a clientela não estava satisfeita. O período entre o pedido do empréstimo e a resposta não estava condizente com sua expectativa. Esperavase atendimento em período igual ou inferior ao até então estipulado pelo centro. Percebeu-se, então, que é necessário saber se o que se considera bons serviços está alinhado com o que realmente esperam os usuários.

A situação apresentada no texto acima é um exemplo de paradigma

  • A.

    pós-burocrático.

  • B.

    do cliente na gestão pública.

  • C.

    do cliente na gerência de qualidade.

  • D.

    da gestão estratégica.

Sobre os modelos de administração pública, sua evolução e seus aspectos conceituais, julgue os seguintes itens.

Impessoalidade, hierarquia, flexibilização de procedimentos, especialização e ênfase nos controles são características dos modelos das organizações burocrático de gestão.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere aos princípios da administração pública, assinale a opção correta.

  • A.

    São princípios fundamentais da administração pública o planejamento, o replanejamento, a descentralização, a delegação de competência e a eficácia.

  • B.

    Descentralização administrativa significa a repartição de funções entre diversos órgãos de uma mesma administração, sem quebra de hierarquia e com prestação de serviço direta e imediata.

  • C.

    O princípio da coordenação estabelece a harmonização de todas as atividades da administração, submetendo-se ao que foi planejado e poupando-se de desperdícios, em qualquer de suas modalidades.

  • D.

    A delegação de competência não depende de norma que a autorize expressa ou implicitamente e é um simples ato discricionário da administração.

Após a instituição da chamada quarentena, período em que determinados servidores, por terem tido informações que possam ter repercussão econômica, não podem exercer atividades na mesma área de atuação no setor privado. Esses agentes públicos ficarão vinculados, por quatro meses, ao órgão ou entidade em que atuaram sem, contudo, receber remuneração em qualquer hipótese. Segundo os teóricos da administração, na burocracia, o cargo do administrador profissional deve ser sua única ou principal atividade e fonte de renda, e, embora o prestígio e a posição social do administrador derivem desse cargo, ele não deve ser considerado uma honraria e, sim, um meio de vida.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...