Lista completa de Questões de Administração Pública do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à administração pública, julgue os itens de 88 a 100. De modo geral, toda investigação e produção teórica a respeito de cultura organizacional assenta-se, invariavelmente, em duas perspectivas: uma integradora, que propõe a existência de uma cultura forte e única, dominando toda a estrutura de forma coesa; e outra diferenciadora, que enfatiza a heterogeneidade existente no seio de qualquer instituição, propondo a existência de um conjunto de subculturas que se entrecruzam no cotidiano organizacional.
Administração Pública - O modelo do GESPÚBLICA - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação à administração pública, julgue os itens de 88 a 100. Uma gestão pública de qualidade define objetivos com clareza; recruta os melhores elementos por meio de concursos e processos seletivos públicos; treina permanentemente os funcionários; desenvolve sistemas de motivação, não apenas de caráter material mas também de caráter psicossocial; confere autonomia aos executores e tem método de cobrança de resultados.
Administração Pública - Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Conscientes de que resultados positivos só serão alcançados na medida em que o usuário esteja cada vez mais satisfeito, os órgãos públicos que realizam atividades de atendimento vêm investindo na busca da excelência do serviço. Acerca do atendimento à população em órgãos públicos, assinale a opção correta.
Administração Pública - Caracterização das organizações aplicada à Administração Pública - Dom Cintra Fundação - 2010
A necessidade de empregar determinado nível de linguagem nos atos e expedientes oficiais decorre, de um lado, do próprio caráter público desses atos e comunicações; de outro, de sua finalidade. Os atos oficiais, aqui entendidos como atos de caráter normativo, ou estabelecem regras para a conduta dos cidadãos, ou regulam o funcionamento dos órgãos públicos, o que só é alcançado se em sua elaboração for empregada a linguagem adequada. O mesmo se dá com os expedientes oficiais, cuja finalidade precípua é a de informar com clareza e objetividade. As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por:
determinados grupos especiais;
técnicos;
todo e qualquer cidadão brasileiro;
todo cidadão estrangeiro;
um grupo regional.
Administração Pública - Caracterização das organizações aplicada à Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Assinale a opção correta a respeito de algumas das peculiaridades da administração pública brasileira em relação às organizações em geral.
Os termos governo e administração definem a mesma entidade no âmbito da teoria administrativa do Estado.
A administração direta no âmbito da União é definida como o conjunto de órgãos que integram a Presidência da República e os ministérios.
Os órgãos fiscalizadores de profissões não integram a estrutura organizacional da administração pública.
A empresa estatal dependente é aquela que recebe de um ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral.
Os permissionários do serviço público recebem do poder público delegação para prestar serviços por intermédio de contrato.
A respeito de administração pública, julgue os itens subsequentes.
Os cargos de direção e assessoramento superior (DAS) são considerados instrumentos importantes para o modelo de gestão estratégica adotado no Brasil, pois possibilitam melhor aproveitamento dos servidores mais talentosos do quadro de pessoal dos órgãos públicos, além da oferta de cargos no alto escalão de governo para profissionais gabaritados do mercado.
Determinado órgão público federal vem adotando medidas para promover a qualificação dos seus servidores, tendo em vista o exercício de atividades de direção e assessoramento. Essa postura atende a uma diretriz específica do(a)
Código de Ética dos Servidores Públicos Civis e Militares.
Manual de Qualificação Nacional no Serviço Público.
Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal.
Lei de Diretrizes Orçamentárias.
Lei Orçamentária Anual.
Administração Pública - Reformas administrativas no Brasil - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2010
Sobre as experiências de reformas administrativas em nosso país, é correto afirmar:
A correta análise da modernização da Administração Pública brasileira, havida nas últimas décadas, permite chegar às seguintes conclusões, exceto:
As seguintes afirmações espelham entendimentos corretos sobre a Nova Gestão Pública (NGP), exceto:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...