Lista completa de Questões de Administração Pública do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da estruturação da máquina administrativa no Brasil, julgue os itens a seguir.
O governo autoritário de Vargas investiu na modernização da máquina administrativa do Estado por meio da difusão dos paradigmas burocráticos de Max Weber.
Considerando a evolução da administração pública no Brasil, as grandes reformas administrativas do Estado, ocorridas após o ano de 1930, foram denominadas
liberal e neoliberal.
monárquica, republicana e democrática.
patrimonialista, burocrática e gerencial.
republicana, burocrática e democrática.
burocrática e gerencial.
Com relação às abordagens clássica, burocrática e sistêmica da administração pública, tendo por base as reformas administrativas no Brasil após 1930, julgue os itens a seguir.
O gerencialismo é um modelo de gestão pública que orienta o Estado para uma administração burocrática.
Com relação às abordagens clássica, burocrática e sistêmica da administração pública, tendo por base as reformas administrativas no Brasil após 1930, julgue os itens a seguir.
Em seu sentido original, burocracia representa um sistema de execução da administração pública caracterizada pelo excesso de papéis e de regulamentos e pela demora dos atendimentos.
Em relação ao modelo burocrático de administração pública no Brasil, é incorreto afirmar:
a administração pública burocrática foi adotada para substituir a administração patrimonialista, que definiu as monarquias absolutas, na qual o patrimônio público e o privado eram confundidos. Nesse tipo de administração o Estado era entendido como propriedade do rei.
no modelo de departamentalização, proposto por Max Weber, a estrutura administrativa era ocupada por funcionários recrutados via concurso público e promovidos meritocraticamente.
o modelo de Weber foi uma das marcas da profissionalização da administração pública sendo adotada pela maioria dos países desenvolvidos.
no Brasil, o início do modelo burocrático ocorreu durante o segundo período do governo Vargas, por meio de uma linha autoritária-modernizadora.
no Brasil, esse período foi marcado por organizar a seleção e treinamento do funcionalismo público; foi criado, em 1938, o Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), que implantou o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis da União, algo até então inexistente no país.
Na reforma da gestão pública, apesar dos exageros iniciais, aspectos tais como a existência de carreiras e procedimentos estruturados, mecanismos de proteção dos servidores públicos contra perseguições políticas e estruturas de controle interno e externo, constituem traços importantes da lógica da administração:
patrimonialista;
autárquica;
taylorista;
burocrática;
fisiológica.
Com referência à evolução da administração pública, controle administrativo, novas tecnologias, modelos teóricos e formação do Estado e da administração pública, julgue os itens de 63 a 65.
No Brasil, a evolução da burocracia deu-se de forma lenta e superficial nos primeiros cem anos de independência, encontrando seu ponto de inflexão e aceleração na Revolução de 1930.
Na evolução da administração pública no Brasil, o Estado de tipo burocrático
começou a ser implantado de forma sistemática a partir de 1936 com a criação do DASP.
teve sua primeira tentativa de introdução nas províncias durante o período regencial entre 1831 e 1937.
foi finalmente introduzido após a Constituição Federal de 1988 com a obrigatoriedade do concurso público.
foi introduzido em 1956 por Juscelino Kubitschek para a implantação do Plano de Metas.
nunca foi efetivamente implantado no Brasil, pois ainda predomina o nepotismo e o clientelismo na Administração Pública Federal.
Considerando a evolução da administração, suas principais abordagens e o desenvolvimento da administração pública no Brasil, julgue os itens a seguir.
As organizações formais modernas, desde as pequenas empresas até as grandes corporações, são burocracias que se fundamentam na autoridade legal-racional.
Baseando-se nos modelos teóricos de Administração Pública, leia o trecho abaixo.
A Revolução Industrial e o surgimento do Estado Liberal contribuíram para uma nova ótica sobre o papel do Estado, dando espaço ao surgimento desse modelo, baseado na impessoalidade, no profissionalismo e na racionalidade. O modelo a que se refere a descrição acima é o ModeloPatrimonialista.
Burocrático.
Gerencial.
Racionalista.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...