Questões de Administração Pública do ano 2013

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Com relação à estratégia e à gestão de organizações no contexto da administração pública, julgue os itens a seguir.

Os impactos das transformações socioeconômicas, ambientais e políticas no mundo contemporâneo impuseram às organizações públicas a necessidade de buscar mecanismos mais efetivos de planejamento e gestão estratégica para a consecução dos objetivos de Estado e de governos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das abordagens da administração geral e pública, julgue os itens que se seguem.

Em 1995, com o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE), houve a primeira tentativa de rompimento da rigidez burocrática instituída na década de 30 do século passado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das abordagens da administração geral e pública, julgue os itens que se seguem.

Muitas diretrizes do PDRAE foram aplicadas no âmbito estadual e municipal, contudo o foco principal desse plano diretor era a administração pública federal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Pode-se apontar como uma das características do Programa Nacional de Desburocratização, implantado no início dos anos 80,

  • A.

    implementação de indicadores de desempenho e metas de resultado, com vistas a introduzir modelos privados de gestão no setor público.

  • B.

    diminuição do peso das instituições burocráticas no serviço público, procurando retomar alguns procedimentos tradicionais da rotina administrativa, não necessariamente alinhados com a eficiência.

  • C.

    foco no usuário do serviço público, concentrando-se na produção de mudanças no comportamento e na atuação da burocracia pública.

  • D.

    retomada dos conceitos contidos no Decreto-Lei 200, de 1967, buscando, assim, a atuação administrativa centralizada, sem, no entanto, deixar de lado a dimensão política do governo.

  • E.

    introdução, no setor público, do conceito de administração mínima, com a redução da atuação estatal em setores onde a mesma tenha se mostrado ineficiente.

A estratégia de redes representa um grande potencial de aumento da efetividade da gestão pública. Esta afirmativa é verdadeira, desde que seja evitado o problema típico na gestão de redes organizacionais que é

  • A.

    a indefinição na responsabilização pela obtenção dos resultados.

  • B.

    o excesso de atores com influência nas decisões.

  • C.

    a dificuldade de gerir uma grande quantidade de informação.

  • D.

    a rigidez formal dos processos de gestão em rede.

  • E.

    a necessidade de aumentar a cadeia hierárquica burocrática.

Julgue os itens a seguir, relativos a administração.

A reforma administrativa iniciada pelo Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) instituiu o Estado moderno no Brasil, com vistas ao combate ao patrimonialismo e à burocracia estatal.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a abordagens da administração, evolução da administração pública no Brasil e nova gestão pública, julgue os itens a seguir.

O modelo de reforma do Estado brasileiro, posto em prática sob a ótica neoliberal, mostrou-se eficaz na solução dos problemas socioeconômicos do país, pois estava orientado para o desenvolvimento e levou em consideração a necessidade do Estado e sua construção em novas bases.

  • E. Errado
  • C. Certo

Um critério utilizado para classificação de projetos se baseia no uso que eles terão para a empresa ao longo do processo decisório até sua implantação. Segundo esse critério, nas condições usuais no Brasil, assinale a opção correta.

  • A.

    O projeto final, uma vez concluído, não pode mais ser modificado durante a fase de implantação, servindo de parâmetro de comparação com o projeto de viabilidade.

  • B.

    O projeto de financiamento é feito habitualmente com uma perspectiva muito pessimista, para evitar que os financiadores considerem as estimativas resultantes muito favoráveis.

  • C.

    O projeto de financiamento é instruído com formulários padronizados, para facilitar a análise dos órgãos incumbidos de sua apreciação.

  • D.

    A empresa, normalmente, elabora um único projeto de viabilidade, que é quase sempre executado.

  • E.

    As empresas nacionais geralmente fazem o projeto final, que corresponde a uma espécie de orçamento.

Aspectos como a qualidade dos serviços, o grau de adequação dos resultados dos programas às necessidades das clientelas (geração de valor público), equidade na distribuição de bens e serviços podem ser tratados em auditorias operacionais com o objetivo de subsidiar a accountability de desempenho da ação governamental e, portanto, relevantes na determinação do escopo das auditorias operacionais. Nesse sentido, o conceito de accountability pública está ligado a:

  • A. minimização dos custos dos recursos utilizados na consecução de uma atividade, sem comprometimento dos padrões de qualidade. Refere-se à capacidade de uma instituição gerir adequadamente os recursos financeiros colocados à sua disposição.
  • B. obrigação que têm as pessoas ou entidades às quais se tenham confiado recursos, incluídas as empresas e corporações públicas, de assumir as responsabilidades de ordem fiscal, gerencial e programática que lhes foram conferidas, e de informar a quem lhes delegou essas responsabilidades.
  • C. relação entre os produtos (bens e serviços) gerados por uma atividade e os custos dos insumos empregados para produzi-los, em um determinado período de tempo, mantidos os padrões de qualidade.
  • D. o alcance dos resultados pretendidos, a médio e longo prazo. Refere-se à relação entre os resultados de uma intervenção ou programa, em termos de efeitos sobre a população- alvo (impactos observados), e os objetivos pretendidos (impactos esperados), traduzidos pelos objetivos finalísticos da intervenção.
  • E. capacidade da gestão de cumprir objetivos imediatos, traduzidos em metas de produção ou de atendimento, ou seja, a capacidade de prover bens ou serviços de acordo com o estabelecido no planejamento das ações.

Considerando os aspectos éticos e profissionais do comportamento de servidores públicos, julgue os itens que se seguem.

A resolução de problemas interdepartamentais, a coordenação entre departamentos e as iniciativas de melhoria contínua são exemplos de como a comunicação horizontal pode contribuir para que as organizações públicas sejam bem sucedidas.

  • C. Certo
  • E. Errado
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