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Administração Pública - Planejamento estratégico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação à estratégia e à gestão de organizações no contexto da administração pública, julgue os itens a seguir.
Os impactos das transformações socioeconômicas, ambientais e políticas no mundo contemporâneo impuseram às organizações públicas a necessidade de buscar mecanismos mais efetivos de planejamento e gestão estratégica para a consecução dos objetivos de Estado e de governos.
Administração Pública - Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (1995) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca das abordagens da administração geral e pública, julgue os itens que se seguem.
Em 1995, com o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE), houve a primeira tentativa de rompimento da rigidez burocrática instituída na década de 30 do século passado.
Administração Pública - Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (1995) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca das abordagens da administração geral e pública, julgue os itens que se seguem.
Muitas diretrizes do PDRAE foram aplicadas no âmbito estadual e municipal, contudo o foco principal desse plano diretor era a administração pública federal.
Administração Pública - Programa Nacional de Desburocratização (1979) - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Pode-se apontar como uma das características do Programa Nacional de Desburocratização, implantado no início dos anos 80,
implementação de indicadores de desempenho e metas de resultado, com vistas a introduzir modelos privados de gestão no setor público.
diminuição do peso das instituições burocráticas no serviço público, procurando retomar alguns procedimentos tradicionais da rotina administrativa, não necessariamente alinhados com a eficiência.
foco no usuário do serviço público, concentrando-se na produção de mudanças no comportamento e na atuação da burocracia pública.
retomada dos conceitos contidos no Decreto-Lei 200, de 1967, buscando, assim, a atuação administrativa centralizada, sem, no entanto, deixar de lado a dimensão política do governo.
introdução, no setor público, do conceito de administração mínima, com a redução da atuação estatal em setores onde a mesma tenha se mostrado ineficiente.
A estratégia de redes representa um grande potencial de aumento da efetividade da gestão pública. Esta afirmativa é verdadeira, desde que seja evitado o problema típico na gestão de redes organizacionais que é
a indefinição na responsabilização pela obtenção dos resultados.
o excesso de atores com influência nas decisões.
a dificuldade de gerir uma grande quantidade de informação.
a rigidez formal dos processos de gestão em rede.
a necessidade de aumentar a cadeia hierárquica burocrática.
Administração Pública - Reforma burocrática (1936) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens a seguir, relativos a administração.
A reforma administrativa iniciada pelo Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) instituiu o Estado moderno no Brasil, com vistas ao combate ao patrimonialismo e à burocracia estatal.
Administração Pública - Reformas administrativas no Brasil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere a abordagens da administração, evolução da administração pública no Brasil e nova gestão pública, julgue os itens a seguir.
O modelo de reforma do Estado brasileiro, posto em prática sob a ótica neoliberal, mostrou-se eficaz na solução dos problemas socioeconômicos do país, pois estava orientado para o desenvolvimento e levou em consideração a necessidade do Estado e sua construção em novas bases.
Um critério utilizado para classificação de projetos se baseia no uso que eles terão para a empresa ao longo do processo decisório até sua implantação. Segundo esse critério, nas condições usuais no Brasil, assinale a opção correta.
O projeto final, uma vez concluído, não pode mais ser modificado durante a fase de implantação, servindo de parâmetro de comparação com o projeto de viabilidade.
O projeto de financiamento é feito habitualmente com uma perspectiva muito pessimista, para evitar que os financiadores considerem as estimativas resultantes muito favoráveis.
O projeto de financiamento é instruído com formulários padronizados, para facilitar a análise dos órgãos incumbidos de sua apreciação.
A empresa, normalmente, elabora um único projeto de viabilidade, que é quase sempre executado.
As empresas nacionais geralmente fazem o projeto final, que corresponde a uma espécie de orçamento.
Administração Pública - Governabilidade, governança e accountability e empreeendedorismo digital - FMP Concursos - 2013
Aspectos como a qualidade dos serviços, o grau de adequação dos resultados dos programas às necessidades das clientelas (geração de valor público), equidade na distribuição de bens e serviços podem ser tratados em auditorias operacionais com o objetivo de subsidiar a accountability de desempenho da ação governamental e, portanto, relevantes na determinação do escopo das auditorias operacionais. Nesse sentido, o conceito de accountability pública está ligado a:
Administração Pública - Caracterização das organizações aplicada à Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Considerando os aspectos éticos e profissionais do comportamento de servidores públicos, julgue os itens que se seguem.
A resolução de problemas interdepartamentais, a coordenação entre departamentos e as iniciativas de melhoria contínua são exemplos de como a comunicação horizontal pode contribuir para que as organizações públicas sejam bem sucedidas.
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