Questões de Administração Pública do ano 2013

Lista completa de Questões de Administração Pública do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As perdas e alterações sofridas pelo patrimônio mobiliário público, por conta da depreciação e outros fatores, serão reconhecidos em obediência ao Princípio da

  • A. Legalidade.
  • B. Prudência.
  • C. Transparência.
  • D. Competência.
  • E. Hegemonia.

Durante a execução de uma missão:

  • A. a percepção do risco é que determina a eventual perda, devendo ser mencionados no respectivo planejamento.
  • B. avalia-se também a possibilidade das perdas que possam existir, na análise de um risco.
  • C. perdas e danos no planejamento de uma missão são considerados sinônimos.
  • D. os danos que possam ser causados a terceiros deverão estar mencionados no planejamento para eventuais fins de ressarcimento.
  • E. o dano causado é consequência das perdas, sendo que estas podem ser potenciais ou reais.

A linha de ação correta a ser adotada, em face do diagnóstico apresentado durante a análise de riscos, é:

  • A. vendaval: vigiar o abrigo de veículos.
  • B. pessoas estranhas: manter portas e janelas fechadas.
  • C. incêndio: realizar uma investigação técnica.
  • D. ações de sabotagem: efetuar o controle imediato de entrada e saída de veículos.
  • E. greves externas e internas: impedir sua propagação.

A respeito de gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial, julgue os itens que se seguem.

Os eixos temáticos da Agenda de Gestão Pública União-Estados, assinada em março de 2013, incluem o pluralismo institucional e a repactuação federativa nas políticas públicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial, julgue os itens que se seguem.

Um dos princípios do método desenvolvido por William E. Deming, um dos principais teóricos da administração da qualidade, é a criação de slogans, exortações e metas nos quais se peça aos empregados “zero defeito”. Segundo esse teórico, a adoção desse método eliminaria a ocorrência de defeitos desde o início do ciclo produtivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial, julgue os itens que se seguem.

O economista Vilfredo Pareto criou um princípio que, originalmente, se aplicava à análise da distribuição de renda e que, posteriormente, foi adaptado à realidade da administração da qualidade, tornando-se uma ferramenta para a escola de gestão. Esse princípio, denominado de princípio de Pareto, pode ser empregado para definir prioridades na correção de problemas e (ou) defeitos, permitindo ao administrador perceber que, em geral, 20% das causas ocasionam 80% dos efeitos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial, julgue os itens que se seguem.

No modelo de excelência em gestão, composto por onze fundamentos postos em prática por meio de oito critérios, o critério “Clientes” abrange os processos gerenciais relativos ao tratamento de informações de clientes e mercado e a comunicação entre o mercado e os clientes atuais e potenciais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à Gestão da qualidade, assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    A gestão da qualidade pressupõe um estilo gerencial autocrático para que seja adotada essa nova cultura na organização.

  • B.

    A gestão da qualidade refere-se ao processo de determinação e orientação do caminho a ser seguido com a finalidade de atingir os objetivos, empregando todos os recursos contidos na produção de um bem ou de um serviço.

  • C.

    A gestão da qualidade pressupõe a necessidade de valorizar as pessoas, a sua autonomia de decisão, a descentralização do poder, a socialização do saber e a reorganização do processo de trabalho.

  • D.

    Na trajetória da evolução do conceito de qualidade observa-se que, em sua fase inicial, ressaltava-se a inspeção, posteriormente, o controle de qualidade, seguido da garantia da qualidade (prevenção) e atualmente desponta a qualidade total.

Em relação à certificação e acreditação dos serviços, leia as frases abaixo e marque (F) se a afirmativa for falsa e (v) se for verdadeira. Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta.

( ) A acreditação é um sistema de avaliação externa para verificar o cumprimento de um conjunto de padrões préestabelecidos. Relaciona-se com a qualidade da assistência prestada.

( ) No brasil, a acreditação é um sistema de avaliação de caráter obrigatório para todas as instituições privadas e públicas.

( ) A aplicação das normas da ISO (International Standards Organization) garante a uniformização dos métodos utilizados pelas organizações.

  • A.

    V,V,V.

  • B.

    V,f,V.

  • C.

    f,f,f.

  • D.

    f,f,V.

Em relação à gestão da qualidade (gq), leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa que corresponde a resposta correta.

I- É o processo de determinar e nortear o caminho a ser seguido para atingir os objetivos utilizando todos os recursos contidos na produção de um bem ou um serviço.

II- É imprescindível considerar o potencial dos recursos humanos e investir em capacitação da equipe, uma vez que a GQ pressupõe um estilo gerencial participativo.

III- Considerando a trajetória da evolução do conceito de qualidade, verifica-se que ainda hoje continua apenas a preocupação com a inspeção do produto, isto é, a qualidade total não tem como foco central as pessoas (clientes externos).

  • A.

    As frases I,II e III estão corretas.

  • B.

    As frases I e II estão corretas.

  • C.

    Apenas a frase I está correta.

  • D.

    Apenas a frase III está correta.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...