Questões sobre Burocrático

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No modelo burocrático de Administração pública, NÃO é uma disfunção

  • A. a busca excessiva por resultados.
  • B. a excessiva especialização.
  • C. o grande controle de atividades-meio.
  • D. o excesso de procedimentos.
  • E. a pouca coordenação.

Considerando as formas de controle dos modelos burocrático e gerencial de Administração pública, é INCORRETO afirmar:

  • A. O controle por procedimentos, característico do modelo burocrático, padroniza as ações dos servidores públicos.
  • B. O controle por resultados, característico do modelo gerencial, compreende a busca por resultados.
  • C. O controle social, presente nos modelos burocrático e gerencial, se baseia no aumento da participação social.
  • D. O controle por procedimentos, característico do modelo burocrático, compreende o cumprimento de normas e regulamentações.
  • E. O controle por resultados, característico do modelo gerencial, pode aumentar o controle social.

A transição de um modelo burocrático de gestão para um modelo gerencial pode gerar um hibridismo de práticas de gestão que vão desde o excesso até a escassez de burocratização, trazendo consequências capazes de levar à desordem.

É um exemplo de escassez de burocratização:

  • A. formalização das comunicações em documentos.
  • B. superespecialização e responsabilização;
  • C. destaque aos cargos e às exigências;
  • D. foco nas disciplinas com base em regras;
  • E. ênfase nas pessoas e na liberdade de ação;

A Administração pública burocrática

  • A. caracteriza-se pelo controle rígido, exercido prioritariamente por indicadores de gestão.
  • B. baseia-se no princípio do mérito profissional e enfatiza a definição de metas para a atuação dos servidores públicos e, consequentemente, a sua progressão na carreira.
  • C. baseia-se no princípio do mérito profissional e enfatiza a importância do cumprimento de regras e procedimentos rígidos.
  • D. baseia-se no princípio do mérito profissional e atribui grau limitado de confiança aos servidores e políticos, recomendando, para isso, o contrato de gestão.
  • E. foi baseia-se no princípio do mérito profissional e atribui grau limitado de confiança aos servidores e políticos, recomendando, para isso, o contrato de gestão.

São características do modelo burocrático de administração:

  • A. hierarquia, impessoalidade, legalidade e participação social.
  • B. hierarquia, legalidade, especialização e meritocracia.
  • C. universalidade de procedimentos, meritocracia, orientação por resultados e hierarquia.
  • D. universalidade de procedimentos, legalidade, especialização e participação social.
  • E. hierarquia, orientação por resultados, meritocracia e universalidade de procedimentos.

As transformações nas práticas da administração pública brasileira estão em grande parte relacionadas aos novos modelos de gestão desenvolvidos ao longo de sua história e os pressupostos de ação de cada modelo.

Nesse sentido, é possível afirmar que o primeiro plano de classificação de cargos e o órgão central de pessoal e material foram instituídos quando da implementação do modelo:

  • A. burocrático;
  • B. gerencial;
  • C. patrimonialista;
  • D. pós-burocrático;
  • E. societal.

Poder centralizado, apego às normas e regulamentos, comunicação formal, concentração no processo e na documentação, atendimento às demandas do cidadão são características da Administração Pública

  • A. Patrimonialista.
  • B. Gerencial.
  • C. Moderna.
  • D. Burocrática.

Julgue os itens seguintes, referentes à evolução dos modelos de administração pública. Comparativamente a outros modelos, as desvantagens do modelo burocrático incluem a sua rigidez, que pode levar à ineficiência do aparelho administrativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a evolução da administração, julgue os itens a seguir. O modo de estruturação das organizações públicas brasileiras passou por mudanças que levaram à extinção do modelo patrimonialista de administração e ao surgimento de um modelo burocrático de organização que se mostrou efetivo para os objetivos do Estado na atualidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A burocracia costuma ser criticada pelo seu distanciamento da população, como se constituísse algo distinto, sem a infl uência dos grupos. Para superar esta limitação, alguns teóricos propuseram o que fi cou conhecido como burocracia representativa. A burocracia representativa signifi ca:

  • A. que a burocracia deve tomar suas decisões ouvindo os segmentos sociais, por meio de conselhos populares
  • B. que a burocracia deve ter, entre os seus quadros administrativos, representantes dos diferentes partidos políticos
  • C. que os funcionários devem ser selecionados observando o critério de proporcionalidade dos segmentos demográfi cos da sociedade
  • D. que a burocracia deve tomar suas decisões consultando os populares através de mecanismos tais como caixa de sugestões ou correio eletrônico
  • E. que a burocracia deve ser eleita pelos populares para ocupar as funções públicas do aparelho administrativo
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