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Administração Pública - Controles interno e externo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito dos registros contábeis na administração federal e das tomadas e prestações de contas, julgue os itens seguintes.
O processo de exame e julgamento de tomadas e prestações de contas anuais é a expressão máxima do poder controlador do Tribunal de Contas da União (TCU), o que lhe permite fazer determinações e impor sanções, que não são recorríveis, no que diz respeito ao mérito, senão ao próprio TCU.
O controle social é entendido como a participação do cidadão na gestão pública, na fiscalização, no monitoramento e no controle das ações da Administração Pública. Tratase de importante mecanismo de prevenção da corrupção e de fortalecimento da cidadania. Dentre os principais mecanismos de controle social instituído nos três níveis da federação, a partir da Constituição Federal de 1988, estão
as Centrais de Atendimento do Cidadão.
os Conselhos Gestores.
as Controladorias Gerais.
as Assembleias Populares.
as Comissões Paritárias.
Administração Pública - Controles interno e externo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, acerca da administração pública.
O controle externo da execução orçamentária da administração pública federal será exercido pela Controladoria Geral da União.
Os sistemas de controle que a gestão pública se propõe a implantar têm dois objetivos:
fornecer à direção as informações necessárias para orientar da maneira mais econômica as opções da gestão e permitir à direção controlar a gestão em seu aspecto econômico.
fornecer ao gestor elementos que permitam controlar a gestão em seu aspecto econômico e orientar as decisões do gestor para buscar as opções mais econômicas para cada alternativa de investimento.
atribuir responsabilidades à gestão pelos programas para atingir as metas com redução de dispêndio e definir claramente a estrutura organizacional no delineamento das políticas públicas.
orientar o gestor a obter meios financeiros oriundos de atividade direta em detrimento das atividades orçamentárias e promover o controle das contas públicas por meio da efetividade do controle plurianual.
organizar o orçamento público de forma sistemática visando a atingir os objetivos colimados de equidade e economicidade e fornecer informações necessárias para controlar a gestão do patrimônio público.
Administração Pública - Controles interno e externo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca de controles interno e externo, julgue os itens subsequentes.
O sistema de controle interno tem, entre suas finalidades, as de comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal.
Administração Pública - Controles interno e externo - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2009
No que se refere ao controle externo das contas públicas, compete ao Tribunal de Contas da União:
Prestar as informações ao Congresso Nacional, por qualquer de suas Casas, ou por qualquer das respectivas comissões, sobre a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial e sobre os resultados de auditorias realizadas.
Comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e a eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal e dos resultados de inspeções realizadas.
Prestar as informações solicitadas pelo Executivo, comprovar legalidade, exercer o controle das operações de crédito, avais, garantias bem como dos direitos e haveres da União e sobre os resultados de auditorias realizadas.
Emitir parecer avaliando a eficácia da gestão, bem assim quanto à economia na utilização dos recursos públicos, ou sobre as irregularidades apuradas submetendo a tomada de contas à consideração do Ministro do Estado.
Administração Pública - Controles interno e externo - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
Os sistemas de controle interno e de controle externo da administração pública federal se caracterizam por:
Administração Pública - Controles interno e externo - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
O controle interno, para que cumpra com sua finalidade principal, é essencial que atue com ampla liberdade e independência, não ficando restrito ao controle orçamentário e legal, mas também opinando sobre a conveniência e a oportunidade da consumação dos atos administrativos. Constitui finalidade do controle interno
omitir-se na denúncia de atos de improbidades ou não comunicá-los à administração para as providências.
apoiar as ações que não observam a detecção de conluio de servidores nas fraudes e irregularidades.
avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União.
abster-se em controlar as operações de crédito, avais e garantias, bem como os direitos e haveres da União.
deixar de apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.
A Controladoria Geral da União (CGU) tem, entre outras atribuições, o encargo de avaliar o comportamento administrativo dos órgãos supervisionados e acompanhar os custos globais dos programas setoriais do Governo.
Considerando-se também que é competência do Congresso Nacional, com o auxílio do Tribunal de Contas, a fiscalização contábil, financeira, orçamentária e patrimonial da União, pode-se afirmar:
A atuação da CGU caracteriza-se como o exercício do Controle Interno estabelecido pela Constituição Brasileira.
A Controladoria Geral da União (CGU) tem, entre outras atribuições, o encargo de avaliar o comportamento administrativo dos órgãos supervisionados e acompanhar os custos globais dos programas setoriais do Governo.
Considerando-se também que é competência do Congresso Nacional, com o auxílio do Tribunal de Contas, a fiscalização contábil, financeira, orçamentária e patrimonial da União, pode-se afirmar:
A ação do Congresso Nacional é uma atividade caracterizada pela atuação do Controle Interno das contas do governo.
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