Questões sobre Evolução dos paradigmas de gestão: a Nova Gestão Pública - NGP ou New Public Management - NPM

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Na chamada Nova Gestão Pública há três principais vertentes, ou correntes conceituais importantes, as quais possuem vários traços em comum como, por exemplo, uma ênfase significativa nos resultados da ação governamental, ou seja, um deslocamento do foco nos processos para enfatizar os resultados. Uma delas tem sido denominada como um "neotaylorismo", isto é, uma proposta calcada na busca da produtividade e na implantação do modelo de gestão da empresa privada no setor público, outra busca a flexibilização da gestão pública, em que se observa a passagem da lógica do planejamento para a lógica da estratégia e nesta são levadas em conta as relações entre os atores envolvidos em cada política, de modo a montar cenários que permitam a flexibilidade necessária para eventuais alterações nos programas governamentais. A terceira utiliza-se de conceitos como accountability, transparência, participação política, equidade e justiça, em que é preciso que no processo de aprendizado social na esfera pública se consiga criar uma nova cultura cívica, que congregue políticos, funcionários e cidadãos. Esta última corrente é conhecida como

  • A.

    Balanced Scorecard − BSC.

  • B.

    Activity Based Management − ABM.

  • C.

    Consumerísmo.

  • D.

    Gerencialísmo Puro.

  • E.

    Public Service Orientation − PSO.

A implementação dos modelos da Nova Gestão Pública, com reformas de 2ª geração, foi inicialmente lançada na Inglaterra de Margareth Thatcher e mais tarde seu êxito inspirou mudanças em diversos países do mundo. Sua essência preconizava a mensuração de resultados, a autonomia de gestão aos dirigentes e a responsabilização dos mesmos. Este modelo de administração pública é denominada administração pública:

  • A.

    avançada;

  • B.

    positiva;

  • C.

    neoliberal;

  • D.

    por resultados;

  • E.

    gerencial.

A respeito do pacto federativo e das relações intergovernamentais, da evolução dos modelos de gestão e dos problemas de articulação versus fragmentação das ações governamentais, julgue os itens a seguir.

O gerencialismo pode ser dividido em três tipos: gerencialismo puro, consumerism e public service orientation.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à evolução da administração pública no Brasil, julgue os itens seguintes.

A estrutura organizacional preconizada pela nova gestão pública prevê um modelo descentralizado, com controle primário de determinados órgãos públicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os desafios da administração pública contemporânea relacionam-se diretamente à quebra de paradigmas e conceitos preestabelecidos sobre a gestão organizacional. A constante troca de conhecimento entre a esfera pública e privada é essencial para garantir a constante evolução dos sistemas organizacionais. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

A nova gestão pública privilegia o incremento no desempenho voltado à satisfação da sociedade e à elevação da qualidade do serviço prestado, assemelhando-se, nesse aspecto, à gestão privada.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere aos fundamentos da administração pública no Brasil nos últimos 30 anos, julgue os seguintes itens.

Os modelos de gestão em que se leva em consideração a democracia do Estado estão abertos ao debate, às trocas de opinião e ao intercâmbio das forças políticas que competem dentro do sistema eleitoral e da democracia política.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere aos fundamentos da administração pública no Brasil nos últimos 30 anos, julgue os seguintes itens.

A introdução dos valores do mundo privado na gestão pública está em sintonia com as mudanças ocorridas no mundo após a queda do muro de Berlim.

  • C. Certo
  • E. Errado

O modelo da administração pública gerencial, cuja difusão é, em geral, associada aos governos de Margareth Thatcher, na Grã-Bretanha, e de Ronald Reagan, nos Estados Unidos, apresenta como uma de suas características a

  • A.

    centralização das funções e das decisões do Estado.

  • B.

    concentração de autoridade e responsabilidade.

  • C.

    rigidez na adoção e no cumprimento de normas e procedimentos.

  • D.

    autonomia na gestão de recursos humanos, materiais e financeiros.

  • E.

    alta especialização.

Denhardt e Denhardt estabeleceram um quadro comparativo de perspectivas entre o que se pode caracterizar como a Antiga Administração Pública, a Nova Gestão Pública e o Novo Serviço Público, permitindo melhor visualização das mudanças e dos modelos de gestão pública. De acordo com esse paradigma, é correto afirmar que,

  • A.

    no que concerne à estrutura organizacional, a Nova Gestão Pública caracteriza-se por organizações estatais centralizadas com controle primário de determinadas entidades privadas.

  • B.

    no tocante à abordagem da accountability, a Antiga Administração Pública era orientada para o mercado, com o acúmulo dos interesses individuais, o que resulta nos benefícios desejados por grupos de indivíduos.

  • C.

    quanto ao papel do governo, o Novo Serviço Público exerce a função de guia, atuando como um catalisador para liberar as forças do mercado.

  • D.

    em relação a quem os servidores públicos respondem na Nova Gestão Pública, trata-se dos cidadãos.

  • E.

    com referência aos mecanismos de alcance dos objetivos políticos, o Novo Serviço Público apoia-se na coalizão entre órgãos públicos, entidades privadas e organizações sem fins lucrativos para satisfazer às necessidades recíprocas.

A preconizada Nova Gestão Pública, modelo de modernização do aparelho do Estado para que, com foco em resultados, atenda, da melhor maneira possível, as necessidades da sociedade, tem, entre seus modelos de gestão, um que substitui o tradicional modelo de gestão por tarefas, fragmentado, por outro modelo integrado, no qual as áreas da organização trabalham em torno das necessidades do cliente (cidadão), interagindo entre si, de forma harmônica, a partir de uma visão sistêmica de toda a extensão das ações governamentais. Esse modelo é o de Gestão por

  • A.

    projetos.

  • B.

    controle.

  • C.

    processos.

  • D.

    procedimentos.

  • E.

    desempenho.

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