Questões sobre Excelência

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Uma retrospectiva da evolução do modelo de excelência na gestão pública no Brasil remonta às iniciativas relacionadas inicialmente ao desenvolvimento de programas de qualidade.

NÃO foi uma dessas iniciativas a implantação do:

  • A. Subprograma da Qualidade e da Produtividade da Administração Pública, com foco na Gestão de Processos;
  • B. Programa Nacional de Otimização na Administração Pública, com foco na busca por competitividade e qualidade;
  • C. Programa da Qualidade e da Produtividade na Administração Pública, com foco na gestão de resultados;
  • D. Programa da Qualidade no Serviço Público, com foco na qualidade do atendimento ao cidadão;
  • E. Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, com foco na gestão por resultados orientada ao cidadão.

A adoção de um modelo de excelência específico para os serviços públicos deve considerar os aspectos que diferenciam organizações públicas e privadas.

A esse respeito, é correto afirmar que:

  • A. equidade e tratamento de qualidade a todos pela administração pública afastam-se dos critérios diferenciais de tratamento das empresas privadas;
  • B. legalidade dos atos da administração pública dita os parâmetros de controle nos quais o administrador pode fazer tudo o que não estiver proibido por lei;
  • C. controle social implica garantia de transparência e participação social nas empresas privadas e a preservação de interesses corporativos nas organizações públicas;
  • D. financiamento com recursos públicos das atividades públicas tem legítimos interesses capitalistas e os destinatários das ações são os clientes atuais e potenciais;
  • E. lucro financeiro é fundamental para a sustentabilidade do negócio público enquanto a busca de gerar valor para a sociedade é típica das organizações privadas.

Uma gestão pública voltada para a excelência deve

  • A.

    estar focada em resultados e orientada para o cidadão.

  • B.

    concentrar seus recursos nos serviços mais rentáveis.

  • C.

    priorizar, acima de tudo, a racionalização dos gastos.

  • D.

    se pautar apenas no cumprimento das regras formais.

  • E.

    enfatizar as demandas dos setores mais necessitados.

Julgue os itens a seguir, a respeito da excelência e gestão de resultados na produção de serviços públicos.

O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GESPÚBLICA) tem como uma de suas ações estratégicas o Prêmio Nacional da Gestão Pública (PQGF) e atualmente possui oito critérios de avaliação, entre eles: liderança, pessoas, processos e resultados.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da excelência nos serviços públicos, assinale a opção correta.

  • A. Na busca de padrões de excelência no âmbito das instituições públicas, foi lançado o GESPÚBLICA que tem como uma de suas ações estratégicas o Prêmio Nacional da Gestão Pública (PQGF) o qual, atualmente, possui cinco critérios de avaliação.
  • B. O Movimento Brasil Competitivo (MBC) é uma ação federal coordenada pelo Ministério do Planejamento que busca fomentar, no âmbito do governo, a qualidade e a produtividade nas organizações públicas.
  • C. O processo de autoavaliação ocorre com a participação de profissionais externos ao serviço público, indicados por organizações sem fins lucrativos.
  • D. O instrumento único de avaliação adotado pelo GESPÚBLICA é de 1.000 pontos.
  • E. O sistema de avaliação e melhoria da gestão pública é um conjunto integrado de ações, realizadas de modo contínuo, que começa com a adesão formal da organização ao Programa da Qualidade no serviço público.

A questão da excelência dos serviços públicos tem merecido destaque no debate contemporâneo a respeito do Estado e da Administração Pública. Os padrões superiores de excelência nos serviços públicos são adquiridos em decorrência,

  • A. basicamente, da observância do sistema de controle, independentemente das metas gerenciais estabelecidas.
  • B. principalmente, da adoção de novas filosofias gerenciais e organizacionais, da valorização dos recursos humanos e da incorporação, pelos servidores públicos, da perspectiva da cidadania.
  • C. especificamente de demonstrarem qualidade na medida em que atendem às expectativas dos contribuintes independentemente dos custos e da quantidade de recursos mobilizados.
  • D. essencialmente, da incorporação pelo servidor de uma nova postura ética e da generalização de um espírito fiscalizador no setor público.
  • E. basicamente da observância das normas que definem as atribuições e responsabilidades de servidores públicos e usuários.
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